Invest

Extrato do INSS para declaração do IR 2023 está disponível

O documento informa os rendimentos recebidos pelos beneficiários do INSS no último ano e será necessário para enviar a declaração do Imposto de Renda 2023

Imposto de Renda 2023: declaração começa dia 15 de março (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Imposto de Renda 2023: declaração começa dia 15 de março (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Publicado em 17 de fevereiro de 2023 às 12h39.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já disponibilizou o extrato para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2023. O documento informa os rendimentos recebidos pelos beneficiários no último ano.

O extrato pode ser acessado pelo aplicativo Meu INSS, que tem também uma versão no site do próprio instituto. O acesso deverá ser feito por meio do login com dados do Gov.br.

“O cidadão não precisa comparecer a uma agência do INSS para conseguir seu extrato, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet”, informou o instituto.

Após acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS e fazer o login com os dados do Gov.br, o interessado precisa digitar “Extrato de Imposto de Renda” na barra “Do que você precisa?”. Na sequência, basta emitir o documento.

Se for do interesse do declarante, é possível obter o documento junto ao banco onde recebe seu benefício.

IR 2023

A Receita Federal informou que o período de entrega das declarações do imposto de renda da pessoa física 2023 (ano-base 2022) acontecerá no período de 15 de março a 31 de maio. Desta maneira, os contribuintes terão um prazo maior de período de entrega. No ano passado, a entrega do IR foi até o final de abril.

Em nota, a Receita afirmou que alteração tem por objetivo permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-pessoaisImpostosReceita FederalAposentadoria pelo INSSINSSImposto de Renda 2023

Mais de Invest

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner