Invest

Empreender no Brasil é difícil e investir é complexo, diz Gustavo Cerbasi

Além dos negócios, o investidor também deve pensar em si mesmo e no seu bem estar

O consultor financeiro Gustavo Cerbasi: autor lançou um novo livro, voltado para quem pensa em abrir um negócio próprio (Gustavo Cerbasi/Divulgação)

O consultor financeiro Gustavo Cerbasi: autor lançou um novo livro, voltado para quem pensa em abrir um negócio próprio (Gustavo Cerbasi/Divulgação)

Saber administrar as finanças da maneira mais eficiente possível não é uma tarefa fácil, na verdade, muitos brasileiros encontram dificuldade para cuidar do seu dinheiro até de maneira simples. É muito comum saber economizar, não investir ou não aproveita o dinheiro por estar preocupada demais com os gastos mensais.

Porém, aprender a ter uma gestão financeira saudável é necessário para qualquer pessoa que busca concluir um grande objetivo e também quer aproveitar o caminho até a conclusão desta meta. Foi pensando nesse assunto que o educador financeiro Gustavo Cerbasi e o empreendedor Marcos Buaiz conversaram na segunda-feira, 11, no painel “Como usar seus investimentos para realizar seus sonhos”, no evento BTG Talks. 

Em sua conversa, Cerbasi e Buaiz contaram mais das suas histórias e falaram da importância do planejamento para a boa administração da sua vida financeira, além de como os investimentos podem ajudar para que as pessoas consigam alcançar suas metas. Além disso, também comentam sobre como é possível cuidar do dinheiro e dos negócios, mas sem deixar de viver momentos  ao longo do caminho. 

Afinal, como administrar a renda? 

Quando questionado sobre como controlava o seu dinheiro no começo da carreira, Buaiz afirmou que direcionava todos os seus ganhos ao reinvestimento, a empreender cada vez mais, mas também ressalta a importância de pensar em si mesmo e cuidar da vida pessoal. 

Assine a EXAME e conte com a ajuda dos maiores especialistas do mercado na hora de investir

"Eu aprendi isso com o tempo, no primeiro momento, na primeira fase da minha vida  como empreendedor era dedicação 100% grande prazer em empreender cada vez mais, e você fica muito voltado apenas para a sua realização como negócio, esquece um pouco de você, eu passei a ter um cuidado muito grande com isso, por que não adianta ter um negócio bem sucedido e não estar bem sucedido como pessoa” afirma Buaiz.

A ideia central que ambos trazem em sua conversa, é a de que precisa existir um equilíbrio na vida financeira. Ambos defendem a ideia de que as pessoas devem investir em seu negócio para que ele traga frutos no futuro. Mas, também salientam a importância de que sejam feitos investimentos para uma reserva de emergência, além de claro separar parte do capital para realizar as vontades do dia a dia e viver de forma prazerosa. 

Como dividir o capital entre os investimentos e os sonhos?

Tanto Gustavo Cerbasi e Marcos Buaiz apontam a importância do investimento na vida do empreendedor e de todas as pessoas, lembrando da ideia de uma reserva de emergência e claro do direcionamento de parte do capital para o reinvestimento. Porém, seguindo a mesma linha da administração financeira, ambos falam da ideia de limites, e comentam sobre a necessidade de tomar cuidado com certos investimentos e aprender a diversificar o portfólio para maior segurança. Pensando nisso, Cerbasi afirma:

"Você tem que ter uma metodologia, um método para você investir para não perder o controle. Vamos supor, se você estiver estudando criptoativos, se você por todo o seu dinheiro em criptoativos, você está tomando um risco muito grande, para empresas é a mesma coisa.”

O educador financeiro completa lembrando ao investidor de estar atento às possibilidades, especialmente de renda fixa para a construção de reservas.

Além disso, Cerbasi comentou sobre volatilidade dos investimentos no Brasil e de como isso pode ser um ponto positivo em comparação com outros países. 

"Empreender no Brasil é difícil, investir no Brasil é complexo. Mas, O Brasil, justamente  por conta dessa fragilidade que tem, toda essa volatilidade da economia, muita coisa pra ser feita é uma terra de oportunidades sem igual, se você traz conhecimento, se você tem o seu networking que te ajuda a lidar com essa burocracia, você transforma a sua riqueza num ritmo que você não transforma em outros países, mercado de investimentos é a mesma coisa."

Esses e outros tópicos foram abordados no BTG Talks, um evento ao vivo e 100% virtual que acontece nos dias 11 e 12 de julho e conta com conversas relevantes para todos. Assuntos como gestão financeira, conselhos para ir mais longe nos investimentos, insights sobre renda fixa e conversas com grandes nomes do mercado.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:BTG Pactualeducacao-financeiragustavo-cerbasi

Mais de Invest

Posso deixar 100% dos meus bens para quem eu quiser em um testamento?

Quanto rende R$ 50 mil na poupança? E em outros investimentos?

O que é melhor: testamento ou doação em vida?

Quanto rende R$ 1 milhão a 120% do CDI?

Mais na Exame