Minhas Finanças

Empréstimo para reforma de imóveis fica mais barato

Nova linha com recursos do FGTS permitirá tomada de até 20.000 reais para compra de materiais de construção com juros de 12% ao ano – a metade dos atuais

Reforma: subsídio do FGTS vai derrubar juros para materiais de construção (Jonathan M/SXC)

Reforma: subsídio do FGTS vai derrubar juros para materiais de construção (Jonathan M/SXC)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2012 às 07h53.

São Paulo – O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a criação de uma nova linha de crédito com juros subsidiados para a compra de materiais de construção. Os interessados poderão tomar até 20.000 reais com um custo efetivo (já incluindo os juros e todas as taxas) de 12% ao ano – metade do que costuma ser cobrado no mercado hoje em dia. O prazo de pagamento é de até 120 meses.

Não há limite de renda para tomar esse tipo de empréstimo. O dinheiro, no entanto, só está disponível para a reforma de residências próprias com valor de até 500.000 reais. Os recursos, portanto, devem chegar à maioria da classe média, mas as pessoas de alta renda serão excluídas caso possuam imóveis de valores elevados.

O dinheiro só poderá ser tomado pelos cerca de 33 milhões de trabalhadores que possuem conta no FGTS e contribuem mensalmente com o fundo. Inicialmente o conselho vai colocar 300 milhões de reais do FGTS à disposição dos interessados. Se houver forte demanda, esse montante pode ser ampliado para 1 bilhão de reais.

A Caixa Econômica Federal começará a oferecer a linha de crédito em 30 dias. Futuramente, não há impedimento para que o Banco do Brasil e outros bancos privados também repassem o dinheiro do FGTS aos clientes.

O empréstimo poderá ser utilizado tanto para a reforma quanto para a ampliação e a melhoria de imóveis. Quem quiser tomar dinheiro para comprar equipamentos de aquecimento solar para a residência, por exemplo, terá esse direito. Em geral, empréstimos para reformas possuem um valor médio de cerca de 8.000 reais no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:BancosCaixaCréditoEmpresasFGTSFinançasImóveis

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena, concurso 2736; prêmio acumulado é de R$ 40 milhões

Febraban propõe melhorias em ferramenta do Pix para devolução de dinheiro; veja o que pode mudar

Como consultar o saldo do FGTS? Veja passo a passo

Abono salarial PIS/Pasep 2024: veja calendário de pagamento

Mais na Exame