Invest

Empresas de telemarketing têm prefixo obrigatório a partir de hoje

O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a ofertar produtos ou serviços

O uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas (Germano Lüders/Exame)

O uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas (Germano Lüders/Exame)

AB

Agência Brasil

Publicado em 10 de março de 2022 às 08h43.

Começa a valer, a partir desta quinta-feira (10), o uso obrigatório do prefixo 0303 na ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A mudança, anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada.

O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a ofertar produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.

Segundo a Anatel , o uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. A medida determina que as redes de telecomunicações permitam a identificação clara do código no visor do aparelho.

Além disso, as operadoras deverão fazer o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor. Também caberá às teles empregar os meios tecnológicos necessário para coibir o uso fora das regras estabelecidas pela Anatel.

Acompanhe tudo sobre:AnatelConsumidoresTelefonia

Mais de Invest

Klabin (KLBN11) vai distribuir R$ 298 milhões em JCP

Com 'Stranger Things' e 'Round 6' no radar, ações da Netflix (NFLX) têm alta recorde

STJ decide que PIS/Cofins faz parte da base de cálculo do ICMS

Na rota de recuperação, Natura amplia presença da Avon no varejo