Declaro no IR que pago pensão ao meu filho ou à minha ex-esposa?
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas
Marília Almeida
Publicado em 20 de abril de 2018 às 16h00.
Última atualização em 20 de abril de 2018 às 16h00.
Dúvida do leitor: Me separei no ano passado e passei a pagar pensão para o meu filho que tem 19 anos. O valor é depositado diretamente pelo meu empregador na conta corrente da minha ex-esposa. Devo declarar noImposto de Rendaque o pagamento é feito para o meu filho ou minha ex-esposa? Meu filho terá de enviar a declaração do IR para registrar o recebimento da pensão?
Resposta de Eduardo Costa da Silva*
O beneficiário da pensão alimentícia deverá ser o seu filho, ainda que o depósito seja realizado na conta da sua ex-esposa.
O seu filho poderá apresentar a declaração em nome próprio e informar a pensão recebida como rendimento tributável. No caso de o seu filho ser declarado como dependente, seu ou de sua ex-esposa, os rendimentos dele serão incluídos na declaração do responsável.
*Eduardo Costa da Silva é sócio responsável pela área tributária do Godke Silva & Rocha Advogados. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Tecnologia pela FATEC-SP, possui MBA em Finanças pela FIPECAFI. Leciona matérias jurídico-empresariais em cursos de especialização e MBA.
O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas paraseudinheiro_exame@abril.com.br.