Exame Logo

Corretora retira recomendação de compra de ações do Bradesco e Itaú

Aumento da inadimplência está entre os motivos, segundo Link Investimentos

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A corretora Link Investimentos rebaixou sua recomendação para as ações dos bancos brasileiros de “compra” para “neutro”. A revisão envolveu as ações preferenciais do Bradesco (BBDC4), Itaú (ITAU4) e da holding Itaúsa (ITSA4). O agravamento da crise financeira fez as ações dos grandes bancos brasileiros sofrerem forte queda. Para fazer frente a isso, além de spreads elevados, no quarto trimestre de 2008 as instituições adotaram provisões adicionais contra perdas. No entanto, a corretora manifestou preocupação com o controle da inadimplência, que tem avançado com o aumento do desemprego e com a queda da renda.

Veja também

Terceiro maior banco do país, concentrando mais de 13% das operações de crédito do Sistema Financeiro Nacional, o Bradesco teve seus papéis valorizados em 22% no último mês. O preço-alvo estimado pela Link para as ações preferenciais é de 30,20 reais, em dezembro de 2009. Já as preferenciais do Itaú tiveram alta de 21%, no mesmo período. Seu target price é de 33,30 reais. Para a Itaúsa, o preço-alvo é de 10,30 reais. A corretora afirma que, como mais de 90% do resultado da holding provém do Itaú, comprar esses papéis é um modo indireto de investir, com desconto, no banco, já que as ações da Itaúsa são mais baratas. Mas a instituição observa que esse desconto está caindo. Há três anos, era de 22,3%. Nos últimos 12 meses, ficou em 21,2%.

Apesar dos problemas, a corretora afirma que o sistema financeiro nacional tem se mostrado sólido, baseado em forte regulamentação, e apresenta baixa alavancagem, com folga no índice da Basiléia (volume de capital próprio em relação ao total emprestado) e qualidade da carteira de crédito.

Nesta quarta-feira (15/4), as ações do Itaú (ITAU4) fecharam em 27,69 reais, mesmo preço do dia anterior. Os papéis da Itaúsa (ITSA4), em 8,57 reais – com queda de 0,34%. Já as do Bradesco (BBDC4) terminaram em 25,60 reais, com alta de 0,15%. Já o Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, caiu 0,32%, para 45.272 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame