Exame Logo

Como declarar PLR no Imposto de Renda 2018

Veja o passo a passo para declarar o benefício por ter participado dos lucros ou resultados da sua empresa em 2017

PLR: Declare na ficha "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva" (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)

Júlia Lewgoy

Publicado em 27 de abril de 2018 às 05h00.

Última atualização em 27 de abril de 2018 às 05h00.

São Paulo - Se você é funcionário de uma empresa e recebeu dinheiro da Participação dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados (PLR) em 2017, precisa declarar esse rendimento no Imposto de Renda 2018 .

Você pode checar se recebeu PLR no informe de rendimentos fornecido pela empresa para preencher a declaração.

A PLR é um rendimento tributado exclusivamente na fonte. Isso significa que o imposto é recolhido no momento em que você recebe o rendimento, não na hora de declarar o IR. As alíquotas partem de zero, para valores de até 6.677,55 reais, e vão até 27,5%.

A PLR é separada dos demais rendimentos recebidos no ano, ou seja, não entra na conta que dirá se você tem imposto a pagar ou a restituir.

Você deve declarar a PLR na ficha"Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva", na linha 11 - Participação nos lucros ou resultados. Indique o nome da empresa pagadora, o CNPJ e o valor da PLR.

“É importante declarar a PLR nessa ficha, porque esses rendimentos não são computados na base de cálculo para apurar o imposto a pagar ou a restituir. Se você declarar a PLR na ficha errada, poderá distorcer a declaração e diminuir o imposto a pagar ou aumentar o imposto a restituir”, explica o advogado tributarista Leonardo Milanez Villela, sócio do escritório Correia da Silva Advogados.

A Receita Federal vai cruzar as suas informações com os dados fornecidos pela empresa pagadora. Se encontrar distorções, você poderá cair na malha fina .

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame