Cheques sem fundos diminuem 17% em setembro
Inadimplência ficou em 2,19% no mês passado, segundo Telecheque
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
O volume em reais de cheques sem fundos emitidos no Brasil caiu 16,73% em setembro, na comparação com o mesmo mês no ano passado. Em relação a agosto, a redução foi de 11,69%.
Os dados fazem parte de um levantamento da Telecheque, que constatou também que a inadimplência no mês passado foi de 2,19%, inferioràverificada no ano passado - 2,63%. "Estes indicadores confirmam o comportamento mais cauteloso do consumidor nas compras no varejo. Notamos que os consumidores, de um modo geral, estão evitando o endividamento e o descontrole financeiro vivido no primeiro semestre, colocando em prática um planejamento mais apurado", afirma o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto.
Em 14 dos 19 estados analisados houve queda na inadimplência. A redução mais acentuada foi registrada no Rio de Janeiro, com indicador de cheques sem fundos de 2,01%, ante 3,25% de setembro de 2005.
Em compensação, o Rio Grande do Norte apresentou a maior alta da inadimplência, 396,63%. Segundo a Telecheque, o aumento se explica pelo elevado índice de cheques sem fundos registrado no estado em setembro, que foi de 4,42%, o maior entre todas as regiões pesquisadas.