Exame Logo

Caixa Econômica Federal destina R$ 50 mi para crédito à exportação

Limite de financiamento dirigido a micro;e pequenas empresas;é de R$ 250 mil. O objetivo é aumentar a base exportadora

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A Caixa Econômica Federal (CEF) oferece a partir desta segunda-feira (26/7) um total de 50 milhões de reais em linhas de financiamento para atividades ligadas à exportação, como participação em missões comerciais e feiras internacionais, remessa de mostruário ou protótipos e confecção de material promocional. O valor máximo financiado é de 250 mil reais, com 12 meses para pagamento, e a taxa de juros é composta pela TJLP (atualmente de 9,75% ao ano) mais 9,8% ao ano.

De acordo com comunicado do banco, os recursos foram captados junto ao Programa de Geração de Emprego e Renda, do Fundo de Amparo ao Trabalhador, e serão dirigidos prioritariamente a micro e pequenas empresas, para aumentar a base exportadora do país. Atualmente 48% das empresas exportadoras brasileiras são de pequeno porte, que juntas respondem apenas por 2,4% do valor das vendas externas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Veja também

APL

Os recursos também serão alocados para empresas participantes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) apoiados pela CEF. Os APLs, na definição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território.

Segundo o Sebrae, as empresas nos APLs têm uma especialização produtiva e algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa e com o governo local. O pólo calçadista de Franca é um exemplo de APL.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame