Exame Logo

Bovespa registra pedido de abertura de capital

Bolsa paulista aguarda autorização da Comissão de Valores Mobiliários para se tornar companhia aberta

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registrou na última sexta-feira (31/8) seu pedido de abertura de capital junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A solicitação foi encaminhada dois dias após a aprovação do plano de desmutualização, que transformará a instituição em uma empresa com fins lucrativos.

O registro de companhia aberta permitirá à Bovespa realizar sua oferta pública inicial de ações (IPO), que está prevista para acontecer ainda este ano. Nas próximas semanas, portanto, a Bovespa deve entrar com pedido de registro de oferta pública de ações juno à CVM e divulgar seu prospecto da oferta pública.

Veja também

A operação será coordenada pelo banco de investimentos Goldman Sachs e, segundo especialistas, estima-se que o valor de mercado da Bolsa seja fixado entre 9 bilhões de reais e 11 bilhões de reais. Com a nova estrutura, os títulos patrimoniais da Bolsa serão convertidos em ações ordinárias da Bovespa Holding, que serão negociadas no Novo Mercado.

A desmutualização da Bovespa segue uma tendência mundial, já adotada nas bolsas de valores de Nova York (EUA), Frankfurt (Alemanha), Londres (Inglaterra), Toronto (Canadá), Hong Kong (China), além da bolsa eletrônica Nasdaq (EUA), entre outras. Nas próximas semanas, a CVM deverá publicar uma instrução normativa que estabelecerá as diretrizes para funcionamento da Bolsa após o IPO, incluindo as exigências para atuação das corretoras no mercado acionário. Atualmente, somente as corretoras detentoras de títulos patrimoniais da Bovespa têm esse direito.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame