Minhas Finanças

Bolsas asiáticas têm novo dia de alta nesta quinta-feira

Liderados pela Bolsa de Xangai, principais pregões da região fecharam o dia com valorização moderada

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

A Bolsa de Xangai, na China, fechou em alta pelo terceiro dia consecutivo, puxada pelo fluxo de recursos decorrente do lançamento de novos fundos de ações. Nesta quinta-feira (8/3), o índice Xangai Composto subiu 1,1%, para 2.928,01 pontos. O Shenzhen Composto avançou 1,7%, para 763,20 pontos.

Segundo analistas, o Xangai Composto deve se movimentar entre os 2.600 e os 3.000 pontos neste mês, já que não há nenhum grande lançamento de ações programado e os investidores permanecem cautelosos após a recente turbulência dos mercados globais.

O mercado ignorou a notícia de que o órgão regulador do câmbio estuda um mecanismo de arbitragem entre as ações tipo A (negociadas na China) e as ações tipo H (negociadas em Hong Kong), e que poderia permitir aos investidores aplicarem diretamente em Hong Kong. Para os analistas, o mecanismo prejudicaria as ações tipo A, que geralmente são cotadas acima dos papéis tipo H. A permissão para que as pessoas invistam diretamente no exterior poderia drenar os recursos hoje aplicados na bolsa chinesa. Mas o mecanismo de livre arbitragem não deve ser colocado em prática tão cedo, acreditam os analistas.

Asiáticas

A maior parte das bolsas da asiáticas encerrou a quinta-feira com altas moderadas, em meio à cautela dos investidores após a recente turbulência nos mercados globais. Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,36%, para 19.175,17 pontos. Os papéis da Hong Kong Exchanges & Clearing se valorizaram 3,6%, depois que a empresa anunciou um aumento de 88% em seu lucro líquido no ano passado. Swire Pacific avançou 3,6%.

O índice Kospi da Bolsa de Seul, na Coréia do Sul, atingiu sua terceira alta consecutiva e fechou aos 1.423,89 pontos depois de subir 0,9%. O triplo vencimento nos mercados futuro e de opções teve um impacto mínimo sobre a bolsa, o que reduziu a pressão vendedora. Na Bolsa de Taipei, em Taiwan, o índice Taiwan Weighted registrou um ganho de 1,2%, aos 7.573,87 pontos.

A Bolsa de Tóquio fechou em forte alta, liderada por grandes compras de futuros na segunda parte do pregão. Os investidores decidiram voltar ao mercado depois das recentes perdas. As principais altas foram de papéis do setor petrolífero, como Nippon Oil Corp. e Cosmo Oil Co.

O índice Nikkei 225 subiu 325,69 pontos, ou 1,9%, para 17.090, 31 pontos, depois de ter encerrado a primeira parte da sessão ligeiramente em baixa na comparação com ontem. O índice futuro do Nikkei 225 para março subiu 1,8%, o que significa mais de 300 pontos. "Os ganhos foram definitivamente liderados pelo mercado futuro", disse chefe de vendas de derivativos de uma importante corretora em Tóquio.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Como evitar gastos compulsivos? Especialista indica estratégia para frear esse tipo de comportamento

Lucro do FGTS: saiba quem pode sacar o dinheiro

Distribuição do lucro do FGTS: saiba como calcular quanto você vai receber

Caixa começa a pagar os trabalhadores com direito ao lucro de R$ 15,1 bi do FGTS

Mais na Exame