Minhas Finanças

Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de sábado

A mudança será possível por conta do fim do processo de implementação da Nova Plataforma de Cobrança, desenvolvida pela Febraban em parceria com bancos

 (AndreyPopov/Thinkstock)

(AndreyPopov/Thinkstock)

Júlia Lewgoy

Júlia Lewgoy

Publicado em 9 de novembro de 2018 às 14h47.

Última atualização em 9 de novembro de 2018 às 14h57.

A partir de sábado, 10 de novembro, os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente bancário e não apenas na instituição financeira em que foram emitidos. A informação é da Agência Brasil.

A mudança será possível por conta do fim do processo de implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC), sistema desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com os bancos.  De acordo com a entidade, o novo sistema inviabiliza fraudes.

Com uma participação de cerca de 40% do total de títulos emitidos no País, os boletos de cartões de crédito e doações têm uma característica em comum: o valor a ser pago pelo consumidor pode não ser exatamente o que consta em cada boleto. No caso dos cartões, por exemplo, há opções de pagamento, como valor mínimo, duas ou três parcelas.

Segundo a Febraban,  se os boletos não estiverem cadastrados na base do novo sistema, os bancos irão recusá-los. Se isso acontecer, o pagador deve procurar o beneficiário, que é o emissor do boleto, para quitar o débito ou solicitar o cadastramento do título.

Acompanhe tudo sobre:Bancosboleto-bancarioFebraban

Mais de Minhas Finanças

PIS/PASEP 2024: abono salarial tem novo pagamento nesta segunda; veja como sacar

Mercado de fidelização cresce 13,6% no primeiro trimestre de 2024 com recorde de troca de milhas

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2748: prêmio acumulado é de R$ 14,6 milhões

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 15 milhões neste sábado; veja como apostar

Mais na Exame