Exame Logo

Bilionário britânico compra 7% do banco Bear Stearns

Instituição foi uma das responsáveis por deflagrar a crise financeira que sacode o mundo atualmente

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O bilionário britânico Joseph Lewis tornou-se o maior acionista individual do banco de investimentos Bear Stearns, ao comprar 6,97% de suas ações em operações realizadas entre julho e setembro deste ano. No total, Lewis adquiriu 8,096 milhões de papéis, pelos quais pagou 860,4 milhões de dólares. O Bear Stearns foi um dos responsáveis por detonar a crise financeira que abala o mundo, ao ver dois de seus fundos de hedge falirem, arrastados pelos problemas com o mercado americano de hipotecas de segunda linha - o chamado subprime.

A crise derrubou, no mês passado, Warren Spector, co-presidente do Bear Stearns e responsável por todas as operações no mercado de capitais. O executivo era apontado como provável sucessor de Jimmy Cayne, presidente do conselho de administração e da diretoria.

Veja também

De acordo com o britânico Financial Times, Lewis aproveitou-se da forte queda na cotação das ações do banco, desde julho, pressionadas pela crise do subprime. O último lote de ações foi adquirido pelo bilionário na sexta-feira (7/9). As operações foram intermediadas por cinco de suas empresas. Para se ter uma idéia, na manhã desta segunda-feira (10/9), as ações da instituição apresentaram alta de 3% na Bolsa de Nova York, após a divulgação do negócio. Os papéis eram cotados a 108,57 dólares. Apesar da alta, o valor ainda é 36% menor que os 172,61 dólares pelos quais eram negociados em janeiro, quando atingiram o pico das últimas 52 semanas.

Lewis, que hoje mora nas Bahamas, fez sua fortuna no mercado de câmbio. Por meio de seu grupo, o Tavistock, mantém investimentos em diversas partes do mundo. Entre seus negócios, consta o time de futebol inglês Tottenham Hotspur. Em 1999, vendeu 29% do capital da casa de leilões Christie';s ao francês François Pinault.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame