Exame Logo

Ações da Petrobras caem com rumor de barateamento do diesel

Governo poderia reduzir o lucro da estatal na venda do diesel para garantir uma queda no preço do combustível

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As ações da Petrobras enfrentam uma baixa significativa nesta quarta-feira, após a divulgação da notícia de que o governo deve reduzir o preço do óleo diesel para combater os efeitos da crise sobre o setor de transportes.

Às 12h45, os papéis ordinários da empresa (PETR3) apresentavam queda de 2,41%, cotados a R$ 37,65. As ações preferenciais (PETR4), por sua vez, caíam 2,03%, cotadas a R$ 29,88.

Veja também

A queda contraria o movimento no preço internacional do petróleo, que às 13h (horário de Brasília) subia mais de 1% na Bolsa Mercantil de Nova York.

Os caminhoneiros reivindicam um corte de 30% no preço do combustível e alegam que de 40% a 50% do valor do frete corresponde ao gasto com óleo diesel. O barateamento poderia ajudar os trabalhadores do setor a sobreviver à crise, num momento em que 80% dos motoristas que compraram caminhão novo ou refinanciaram a dívida que já possuíam encontram-se inadimplentes, segundo entidades do setor.

Peso sobre a Petrobras

De acordo com O Estado de S. Paulo, a discussão sobre o preço do diesel também teria sido tema de uma conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, na noite de segunda-feira.

Gabrielli afirmou aos jornalistas, nesta quarta-feira, que não sabe nada sobre a pressão dos caminhoneiros para mudanças no preço do combustível e que a Petrobras não lida com essa demanda diretamente porque vende o produto às distribuidoras, e não aos caminhoneiros.

Ainda assim, uma das possíveis medidas para baratear o diesel é reduzir o lucro da Petrobras na operação de venda do combustível. Hoje, 60% do preço do produto correspondem ao lucro e ao custo de produção.

Outra forma seria reduzir o Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) incidente sobre o diesel. No ano passado, o governo reduziu o tributo incidente sobre a gasolina, mas não mudou a cobrança sobre o diesel.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame