Ações da Cadbury sobem enquanto investidor espera Kraft
LONDRES, 18 de janeiro (Reuters) - As ações da fabricante britânica de chocolates Cadbury subiam nesta tarde em antecipação à uma eventual melhor oferta de compra da empresa pela norte-americana Kraft Foods. Um grande acionista da Cadbury, a Standard Life, informou que a Kraft precisa oferecer mais de nove libras por ação para obter […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
LONDRES, 18 de janeiro (Reuters) - As ações da fabricante britânica de chocolates Cadbury subiam nesta tarde em antecipação à uma eventual melhor oferta de compra da empresa pela norte-americana Kraft Foods.
Um grande acionista da Cadbury, a Standard Life, informou que a Kraft precisa oferecer mais de nove libras por ação para obter seu apoio à transação.
Espera-se que a Kraft eleve sua proposta original de compra, atualmente de 7,69 libras, antes do prazo final de meia-noite de 19 de janeiro, com muitos analistas e investidores acreditando que a companhia norte-americana terá que oferecer oito libras ou mais que isso para conseguir adquirir a Cadbury.
As ações da Cadbury exibiam valorização de 1,3 por cento, para 8,03 libras, às 13h43 (horário de Brasília).
"Se a Kraft quer a Cadbury, ela precisa pagar um preço cheio para ter acionistas de longo prazo ao seu lado, e um preço teria que ser, na minha opinião, acima de nove libras por ação", disse o estrategista de ações britânicas da Standard Life Investments, David Cumming, à rádio BBC.
"O preço que tenho visto na imprensa seria de cerca de oito a 8,5 libras - é um valor que não garantiria o apoio de acionistas como nós", acrescentou.
A Standard Life é um dos maiores sócios britânicos da Cadbury, com participação de quase um por cento.
Na última sexta-feira, o segundo maior acionista da Cadbury, a Legal & General, reiterou que a proposta hostil atual em dinheiro e ações da Kraft subavalia o grupo britânico.
"O mercado está antecipando uma oferta melhor da Kraft", disse um analista.
Pelas leis de aquisições de empresas na Inglaterra, uma potencial oferta rival à proposta da Kraft pela Cadbury poderá ser feita até 23 de janeiro. Os acionistas da Cadbury terão até 2 de fevereiro para decidir sobre a proposta da Kraft.
A norte-americana Hershey está trabalhando em uma oferta superior à original feita pela Kraft, de acordo com fontes próximas à situação. O Wall Street Journal reportou que a Hershey provavelmente oferecerá ao menos oito a 8,20 libras por ação da Cadbury nesta semana.