Exame Logo

Ações da Ambev sobem após anúncio de lucro

Resultados da companhia foram prejudicados pelas novas regras de contabilidade

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Apesar da queda de 15% no lucro líquido da AmBev no quarto trimestre de 2008 em relação ao mesmo período de 2007, para 964,5 milhões de reais, as ações da companhia sobem nesta quinta-feira (5/3) na Bovespa. Às 13h55, os papéis ( AMBV4 ) eram negociados a 93,10 reais, em alta de 1,20%.

Os resultados da companhia foram impactados pelas novas regras de contabilidade. Se não fosse por isso, o lucro líquido da empresa teria crescido 16% no período. O lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (Ebitda) foi de 2,9 bilhões de reais, 4,9% superior ao registrado no ano passado. A margem Ebitda, entretanto, recuou 2,8 pontos percentuais, para 44,9%.

Veja também

Na avaliação da corretora Brascan, 2009 será um ano desafiador para a Ambev devido à redução da renda da população em consequência da crise global. "Estimamos crescimento de apenas 2,8% para o volume consolidado de vendas da companhia em 2009, número este que pode ser revisado para baixo, caso o cenário se deteriore", adverte a corretora em relatório.

A expectativa é de que a companhia concentre seus esforços para redução de custos, na tentativa de preservar suas margens de lucro diante de um cenário de desaquecimento nas vendas. "Apesar de esperarmos um cenário mais adverso no curto e médio prazo para a empresa, com um menor crescimento nas vendas de cervejas, além da nova tributação do setor de bebidas no Brasil, enxergamos um bom potencial de crescimento para a companhia no longo prazo com a melhora do cenário macroeconômico, que deve impulsionar as vendas de bebidas", diz a Brascan.

A empresa é vista como uma boa opção de investimento para momentos de crise graças ao seu baixo nível de endividamento, combinado com a forte geração de caixa e consistente política de distribuição de dividendos. Já no terceiro trimestre de 2008, a companhia informou que toda a sua exposição à variação dos preços das commodities e ao câmbio já havia sido coberta por operações de hedge (proteção).

A Brascan projeta um preço justo de 125 reais para os papéis da companhia em dezembro, o que representa um potencial de alta de 36% no ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame