A suíte de 33 000 dólares
Ela fica na suíça, tem 800 metros quadrados, cinco banheiros e só é freqüentada por xeques árabes, chefes de estado e celebridades
Da Redação
Publicado em 12 de outubro de 2010 às 17h51.
A Suíça é mundialmente conhecida pela precisão de seus relógios e pela solidez de seus bancos. Mas existe outra área em que o país é sinônimo de alta eficiência e luxo: a hotelaria. Cabe à Suíça a distinção de ter a suíte de hotel mais cara do mundo. Ela custa 33 000 dólares por noite, chama-se suíte Imperial e fica no Presidente Wilson Hotel, em Genebra. É um assombro de sofisticação e conforto. Com uma área de 800 metros quadrados, está instalada na cobertura do hotel e tem vista para o lago Genebra, os Alpes suíços e o Mont Blanc.
O interior é riquíssimo. Os quartos têm chão de madeira trabalhada e são decorados com obras de arte e tapeçaria do século 17. Para ter uma idéia do luxo, são cinco banheiros, todos com chão em mosaico de mármore. O do quarto principal tem uma banheira de hidromassagem, também de mármore, e paredes de vidro para aproveitar a vista do lugar. A sala de jantar conta com uma mesa oval de mogno para 26 pessoas e a sala de estar possui mesa de bilhar, biblioteca e espaço para coquetéis. Pode-se dar uma festa para, no mínimo, 40 pessoas (confortavelmente instaladas).
Os hóspedes, muitas vezes, optam pelo quarto por causa do intenso aparato de segurança e discrição. As portas e as janelas são blindadas, há um circuito fechado de vídeo e só se pode ter acesso à suíte por um elevador privativo. Para manter a discrição, o hotel não divulga o nome das pessoas que se hospedam por lá. Mas sabe-se que os hóspedes mais freqüentes são os xeques árabes.
O príncipe da Arábia Saudita, Alwaleed bin Talal, o quarto homem mais rico do mundo -- com fortuna estimada em 21,5 bilhões de dólares --, é o principal freqüentador. Ele leva junto sua comitiva, com aproximadamente 15 pessoas, e já esteve no hotel pelo menos uma dúzia de vezes. (Uma dúzia de vezes, digamos por três dias a cada vez, a 33 000 dólares o pernoite. Bem, já deu para calcular mais ou menos quanto o príncipe deixou no hotel.) Outros habitués são o príncipe herdeiro do Kwait, Saad Al-Sabah; o rei de Bahrein, Hamad Al-Khalifa; e o presidente dos Emirados Árabes, Zayid Al-Nuhayyan -- todos com fortunas na casa dos bilhões de dólares.
O Presidente Wilson Hotel tem arquitetura art déco, foi construído no ano de 1962 e reformado em 1995. De tão imponente, muitas vezes é confundido com prédios de alguns organismos internacionais, um traço característico da cidade de Genebra. Ao todo são 236 quartos e suítes (o preço mais baixo para uma noite é 900 dólares). Os hóspedes são servidos por três restaurantes, que oferecem em seu cardápio uma grande variedade de pratos para diferentes paladares. Um deles, claro, é de comida árabe. Para satisfazer o mais exigente e caprichoso cliente, o hotel oferece serviço de quarto 24 horas com uma equipe muito bem treinada, academia de ginástica, sauna, spa e uma piscina deslumbrante. Para os que se hospedam na suíte Imperial, a estada também garante regalias, como um Rolls-Royce à disposição e mordomos personalizados.
A sala de jantar: mesa feita de mogno com lugar para 26 convidados | |
O quarto da suíte Imperial: portas e janelas blindadas, circuito de vídeo, elevador privativo, decoração com obras de arte e vista que inclui o lago Genebra e os Alpes suíços | |
A sala de coquetéis da suíte permite que os hóspedes dêem festas para até 40 convidados, bem instalados. | |
Um dos banheiros: todo de mármore e com hidromassagem |