Exame Logo

10 selos postais raros que só milionários podem comprar

Conheça alguns dos mais raros, valiosos ou curiosos selos adorados por colecionadores e investidores, segundo a companhia britânica Stanley Gibbons

Hobby ou investimento? (Miguel Saavedra/SXC)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2013 às 07h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h36.

São Paulo - Encarados por uns como investimento alternativo e por outros apenas como um hobby, os selos raros podem chegar a custar milhares ou até milhões de reais. Tudo porque foram emitidos com erros, cortados ou carimbados de uma forma diferente ou mesmo por haver vários exemplares em uma única folha. Para ser valioso e até se valorizar com o tempo, basta ser único - ou quase isso. Em função disso, selos raros são o ativo mais caro por peso que existe.Embora já seja possível montar uma carteira de selos de qualidade a partir de 30 mil reais, alguns exemplaressó podem realmente ser acessados por milionários .A companhia britânica Stanley Gibbons, especializada na comercialização e avaliação de selos, está chegando ao Brasil para oferecer esse produto como modalidade de investimento.A pedido de EXAME.com, a empresa selecionou alguns dos mais raros, valiosos e curiosos selos do mundo, que você confere na lista a seguir.
  • 2. Selo Swedish Treskilling Yellow

    2 /11(Wikimedia Commons)

  • Veja também

    O Swedish Treskilling Yellow é atualmente o selo mais caro do mundo. Acredita-se que tenha sido vendido em 2010 por 1,6 milhão de libras, quase 5 milhões de reais. Diz-se que o selo sueco de 1855 é o único exemplar restante de uma série que tinha um erro de impressão. Originalmente, esses selos deveriam ser esverdeados, mas a série com falha saiu amarela.
  • 3. Two Penny Blues

    3 /11(Divulgação Stanley Gibbons)

  • Esse bloco de 12 selos Two Penny Blue é o ativo mais caro da Stanley Gibbons, valendo 950 mil libras ou 2,9 milhões de reais. Trata-se de um bloco completo da placa original, a primeira a ser produzida. O conjunto, sem uso, inclui a margem inferior com o texto original de impressão e está em perfeitas condições. Esta peça icônica da Filatelia britânica foi emitida em 1840.
  • 4. Penny Black

    4 /11(Divulgação Stanley Gibbons)

    O Penny Black é o selo com adesivo mais antigo do mundo, tendo sido emitido pelo Reino Unido em 6 de maio de 1840. Embora mais de 60 milhões de unidades tenham sido impressas, algumas delas se tornaram artigos raros, devido a erros, inscrições ou mesmo ao seu uso. Originalmente, cada selo custava apenas um centavo de libra.O bloco de 12 selos da foto, com a margem inferior com a inscrição da folha original, vale nada menos que 675 mil libras (cerca de 2 milhões de reais), pois se acredita que seja o último grupo deste selo em coleção particular.O Penny Black posicionado de forma única com letra "imprimatur" (o que significa que veio da primeira folha de selos impressos de uma placa aprovada) também é um artigo raro, pois se acredita que apenas dois exemplares estejam em coleções particulares. Seu valor é de 275 mil libras, algo como 846 mil reais. Já um bloco de quatro selos, com margem à direita, criado para uso do governo, mas jamais usado, vale 300 mil libras, por volta de 923 mil reais. O americano Bill Gross, sócio da PIMCO, uma das maiores gestoras de recursos do mundo, deteve um bloco de 12 Penny Black que valem 480 mil libras (quase 1,5 milhão de reais). A Rainha Elizabeth II também é detentora de um exemplar raro deste selo.
  • 5. Selo Plate 77 Penny Red

    5 /11(Divulgação Stanley Gibbons)

    O Plate 77 Penny Red é considerado o Santo Graal da Filatelia. O Penny Red foi emitido aos milhões em 1864, mas os selos de algumas chapas saíram com um erro nas suas perfurações. Todas as chapas com erro foram destruídas, mas alguns exemplares daquela de número 77 chegaram a ser emitidos. Na foto, é possível ver, à esquerda, o Penny Red da chapa 77 em comparação com o Penny Red correto, à direita. Hoje só se conhecem nove exemplares deste selo, sendo que cinco deles não têm sido mais vistos no mercado ou se perderam. O exemplar que passou a fazer parte do acervo da Stanley Gibbons foi vendido a um investidor no ano passado por 550 mil libras, ou 1,7 milhão de reais.
  • 6. Selo Edward VII 6d I.R. Official

    6 /11(Divulgação Stanley Gibbons)

    O selo Edward VII 6d I.R. Official foi emitido em 14 de março de 1904, e teve a inscrição "I.R. Official" impressa por cima. Ganhou o título de selo mais raro da Grã Bretanha porque, após duas semanas de sua emissão, teve que ser recolhido por ordem oficial. Apenas um exemplar conhecido deste selo não está na coleção da Rainha Elizabeth II ou em um museu. Trata-se da unidade vendida pela Stanley Gibbons por 375 mil libras (1,15 milhão de reais), que hoje vale 425 mil libras (1,3 milhão de reais).
  • 7. Rosas com erro raro

    7 /11(Divulgação Stanley Gibbons)

    Estes selos de rosas são recentes, tendo sido emitidos em 1976 na Grã Bretanha. O da esquerda contém um erro raro, uma vez que o valor de face do selo não saiu na impressão. Existem apenas três exemplares desses no mundo, dos quais dois pertencem à Coleção Filatélica Real da Rainha Elizabeth II. O terceiro pertence a um dos clientes da Stanley Gibbons, que o comprou por 125 mil libras, ou 384.535 reais.
  • 8. Tyrian Plum

    8 /11(Divulgação Stanley Gibbons)

    O selo britânico Tyrian Plum deveria ter sido emitido em 6 de maio de 1910. Porém, neste dia, o rei Eduardo VII morreu, e todos os selos tiveram que ser recolhidos e marcados para serem destruídos oficialmente. Os exemplares sobreviventes são atualmente avaliados em 110 mil libras, ou 338.391 reais.
  • 9. Selo Prussian Blue

    9 /11(Divulgação Stanley Gibbons)

    O Prussian Blue foi emitido em comemoração ao jubileu de prata do Rei George V em 1935. Trata-se de um dos selos mais raros do Reino Unido, porque a cor saiu em um tom de azul levemente diferente do que deveria ser. Entre duas opções de azul, o rei declinou o de tonalidade "prussian blue". Mesmo assim, algumas folhas de "prussian blue" foram emitidas acidentalmente e, depois, destruídas. Os selos sobreviventes - algumas centenas - valem hoje 17.500 libras, ou 41.529 reais.
  • 10. Selo de Natal com erro

    10 /11(Divulgação Stanley Gibbons)

    O selo natalino britânico de 1988 impresso com um erro no valor de face vale 12 mil libras, ou quase 37 mil reais. Em vez de ser emitido com o preço de 14 centavos de libra, foi impresso o preço de 13 centavos de libra.
  • 11. Selo Ano do Macaco 8f

    11 /11(Divulgação Stanley Gibbons)

    Emitido em 1980, o selo Ano do Macaco 8f é uma edição comemorativa, o primeiro selo do Ano Novo Chinês emitido pela República Popular da China. No crescente mercado de selos chinês, todo mundo o conhece e cobiça. Em novembro de 2006, esses selos custavam apenas 275 libras (846 reais), mas hoje já são arrematados em leilões por mais de 2 mil libras (6.152 reais). Não chega a ser um selo apenas para milionários, mas o motivo dessa valorização é no mínimo curioso. O selo é popular entre os colecionadores chineses por causa da cor vermelha e do número oito, referente ao seu valor de face (8f). Tanto a cor quanto o número são símbolos considerados auspiciosos na cultura chinesa. Coincidentemente, foi emitido em 1980 em 8 milhões de unidades. A trinca do número 8 é considerada muito auspiciosa.
  • Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoMilionáriospatrimonio-pessoal

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Minhas Finanças

    Mais na Exame