Mercados

Wall Street alavanca bolsas asiáticas; Hong Kong recupera 3,3%

Tóquio - Após o turbilhão da semana passada, as Bolsas da Ásia iniciaram a semana com bastante otimismo. Todos os mercados da região fecharam em alta por conta do embalo positivo de Wall Street verificado na sexta-feira e dos bons números da economia norte-americana. Não houve negociações na Coreia do Sul por ser feriado. Este […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 07h21.

Tóquio - Após o turbilhão da semana passada, as Bolsas da Ásia iniciaram a semana com bastante otimismo. Todos os mercados da região fecharam em alta por conta do embalo positivo de Wall Street verificado na sexta-feira e dos bons números da economia norte-americana. Não houve negociações na Coreia do Sul por ser feriado.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, onde os investidores também receberam bem os números sobre as vendas no varejo nos Estados Unidos. O índice Hang Seng subiu 640,09 pontos, ou 3,3%, e encerrou aos 20.260,10 pontos.

Na China, as Bolsas fecharam em alta pelo quarto pregão seguido, com a redução das preocupações sobre a inflação. O índice Xangai Composto subiu 1,3% e terminou aos 2.626,77 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 1,4% e encerrou aos 1.175,41 pontos.

O yuan se desvalorizou em relação ao dólar após quatro sessões de valorizações históricas, em que pese o banco central chinês fixar a taxa de paridade central dólar-yuan em novo patamar recorde (de 6,3972 yuans para 6,3950 yuans). No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3904 yuans, de 6,3895 yuans sexta-feira.

Com recuperação técnica, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em alta de 2,39%. O índice Taiwan Weighted finalizou aos 7.819,39 pontos.

A confiança voltou à Bolsa de Sydney, na Austrália, após a maior baixa em dois anos registrada na semana passada. O índice S&P/ASX 200 estendeu sua recuperação, avançou 2,6% e finalizou aos 4.282,9 pontos.

Em Manila, a Bolsa das Filipinas também reagiu positivamente à divulgação do PIB do Japão. O índice PSE subiu 0,25% e fechou aos 4.332,63 pontos.

A Bolsa de Cingapura fechou em alta pela segunda sessão seguida, após dados globais otimistas ajudarem a estabilizar o sentimento depois de recentes fortes movimentos de vendas. O índice Straits Times subiu 0,8% e fechou aos 2.874,40 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, avançou 1,8% e fechou aos 3.960,02 pontos, com os fundos locais adquirindo blue chips recentemente afetadas.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, valorizou 2,3% e fechou aos 1.086,32 pontos, impulsionado pelas altas na bolsas regionais e pelo feriado da sexta-feira.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, ganhou 1,1% e fechou aos 1.499,74 pontos, em meio a altas nos mercados regionais, ajudado parcialmente por dados mostrando que a economia japonesa contraiu-se menos que o esperado. Os resultados dos papeis dos setores de construção, industrial e de tecnologia também impulsionaram o sentimento. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Conglomerado de Buffet desfaz quase metade de sua participação na Apple

Nasdaq cai 2,4% puxado por Intel e Amazon e aprofunda correção

Ibovespa cai 1,2% com pessimismo nos EUA e volta aos 125 mil pontos

Payroll, repercussão de balanços das big techs e produção industrial no Brasil: o que move o mercado

Mais na Exame