Exame Logo

Temores com insurgência no Iraque pesam em mercado asiático

Petróleo ampliou os ganhos e testou máximas de nove meses por temores de que a insurgência no Iraque poderia se espalhar

Bolsa de Tóquio: índice japonês Nikkei fechou em queda de 1,09%, a uma mínima de duas semanas (Kiyoshi Ota/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 09h03.

Tóquio - A maioria dos mercados acionários da Ásia enfrentou turbulências nesta segunda-feira, uma vez que o petróleo ampliou os ganhos e testou máximas de nove meses por temores de que a insurgência no Iraque poderia se espalhar, afetando as exportações de petróleo.

"O principal fator em jogo no momento é uma escalada das preocupações sobre o Iraque e como isso está elevando os preços de energia", disse o estrategista de mercado do IG, Stan Shamu, em uma nota para clientes.

Veja também

Insurgentes sunitas tomaram uma cidade de etnia turca no Iraque no domingo, enquanto os Estados Unidos aumentaram a segurança para sua equipe diplomática em Bagdá e afirmaram que alguns funcionários foram retirados da embaixada.

Às 7h40 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,09 por cento, afastando-se da máxima de três anos alcançada há uma semana.

O índice japonês Nikkei fechou em queda de 1,09 por cento, a uma mínima de duas semanas, pressionado por temores de custos mais altos de materiais. O índice de Xangai subiu 0,7 por cento.

Alguns bancos chineses listados foram qualificados a uma redução na taxa de compulsório, anunciada pelo banco central do país na semana passada, disseram executivos do setor bancário à Reuters nesta segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaMercado financeiroNikkei

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame