Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Stone eleva oferta pela Linx horas antes de assembleia; ações sobem 3%

Ações da Linx tiveram negociação interrompida por 45 minutos na B3; nova proposta será decidida hoje à tarde em assembleia

Modo escuro

Stone eleva oferta pela Linx; proposta será decidida hoje à tarde em assembleia (Leandro Fonseca/Exame)

Stone eleva oferta pela Linx; proposta será decidida hoje à tarde em assembleia (Leandro Fonseca/Exame)

P
Paula Barra

Publicado em 17 de novembro de 2020, 13h24.

Última atualização em 17 de novembro de 2020, 17h22.

A batalha pela aquisição da Linx (LINX3) ganhou novo capítulo pouco antes da assembleia geral extraordinária de acionistas que pode selar o desfecho da disputa. A companhia de tecnologia informou, por meio de fato relevante divulgado na tarde desta terça-feira, 17, que a Stone elevou em 268,59 milhões de reais a oferta a ser paga em dinheiro para aquisição da companhia. A nova proposta corresponde a um pagamento adicional em caixa de 1,50 real por ação da Linx, totalizando um valor em dinheiro de 33,56 reais por ação.

Com a notícia, os papéis da Linx tiveram negociação interrompida na B3 por cerca de 45 minutos, das 12h41 às 13h26. Às 14h47, registravam alta de 3,69%, sendo cotados em 36,28 reais. Antes da informação, operavam em baixa de 0,5%.  

Com base no preço de fechamento das ações classe A da StoneCo e PTAX do dia 16 de novembro de 2020, o preço total por ação da Linx, agora, corresponde a 38,06 reais, diz o fato relevante -- ou superior em 8,7% ao preço de fechamento dos papéis da companhia ontem em Bolsa (em 34,99 reais).

É hora de seguir investindo em ações de varejo/finanças/construção/educação? Monte a melhor estratégia com os especialistas da EXAME Research.

Isso porque a proposta contempla ainda mais 0,0126774 ações classe A da Stone, negociadas na Nasdaq, conforme termos iniciais. Pelo documento divulgado agora, a companhia diz que permanece inalterada a parcela a ser paga em ações classe A da Stone ou Brazilian Depositary Receipts (BDRs) da Stone. 

Ainda segundo o fato relevante, a nova proposta da Stone está condicionada à assembleia geral extraordinária marcada para esta tarde, assim como à aprovação dos itens do acordo. Quem também está na disputa é a Totvs.  

Conheça a EXAME Invest, o novo canal de investimentos da EXAME

Segundo uma fonte com conhecimento do caso, provavelmente a Stone negociou com alguns acionistas da Linx para que mudassem o voto e, com isso, a proposta fosse aprovada sem precisar contar com o voto dos fundadores, evitando ser judicializada, o que explicaria a nova proposta de última hora.

No sábado, a Linx informou que a Comissão de Valores Mobiliários liberou, depois de questionamentos sobre possível conflito de interesse, que seus fundadores - Alberto Menache, Nércio Fernandes e Alon Dayan - votem na assembleia de acionistas desta terça, que foi teve início postergado para às 15h45, anteriormente prevista para às 14h, quando será decidida a proposta da Stone.

No imbróglio, alguns acionistas, que eram contra a votação dos três, argumentavam que os executivos vão receber benefícios, como contratos de não competição, no valor de 185 milhões de reais caso o negócio com a Stone seja aprovado. O colegiado da CVM, no entanto, disse que não entende esses contratos sejam um caso concreto de benefício particular ou demonstrem, neste momento, conflito de interesses.

Para que a transação seja selada, é preciso que a maioria absoluta do capital da Linx aprove a proposta. Juntos, os fundadores da companhia possuem 14,3% do capital com direito de voto.

Negociadas na bolsa americana Nasdaq, as ações da Stone subiam 1,74% nesta tarde, no mesmo horário, cotadas em 66,66 dólares.

Últimas Notícias

ver mais
"Operacional da Ambev melhora, mas há risco tributário", diz Itaú BBA ao cortar preço-alvo
seloMercados

"Operacional da Ambev melhora, mas há risco tributário", diz Itaú BBA ao cortar preço-alvo

Há 15 horas
Nvidia revela mais produtos de IA para aproveitar rali
seloMercados

Nvidia revela mais produtos de IA para aproveitar rali

Há 17 horas
Minério sobe com sinais de melhora na demanda chinesa por aço
seloMercados

Minério sobe com sinais de melhora na demanda chinesa por aço

Há 21 horas
Conteúdo falso de IA pode impactar mercados financeiros, diz UBS
seloMercados

Conteúdo falso de IA pode impactar mercados financeiros, diz UBS

Há 22 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais