Mercados

Sem tendência, Ibovespa mostra pouco fôlego; bolsas da Europa caem

Cielo e Redecard ganham recomendação de compra pelo BTG Pactual

Mercado repercute os números do PDG (PDGR3), que teve lucro líquido de 265,2 milhões de reais no terceiro trimestre (EDUARDO MONTEIRO)

Mercado repercute os números do PDG (PDGR3), que teve lucro líquido de 265,2 milhões de reais no terceiro trimestre (EDUARDO MONTEIRO)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2011 às 11h28.

São Paulo – O Ibovespa mostra tendência indefinida nesta véspera de feriado. Após abrir no vermelho, o principal índice da bolsa brasileira experimentava uma leve valorização de 0,3%, aos 58.716 pontos na máxima do dia. Em 2011, o Ibovespa amarga uma desvalorização de 15,5%.

Já as bolsas de valores da Europa operavam em baixa, com os investidores de olho em um leilão de bônus italianos, que foram vendidos a juros recordes. A venda de 3 bilhões de euros em títulos de cinco anos foi o primeiro teste de Mario Monti, ex-comissário europeu que foi indicado pelo presidente da Itália para formar um novo governo e implementar reformas econômicas.

Na agenda doméstica, o mercado financeiro reduziu levemente a projeção para a inflação tanto em 2011 quanto em 2012, segundo o Boletim Focus, divulgado na manhã de hoje pelo Banco Central (BC).

A expectativa para a inflação oficial do País no ano que vem caiu de 5,57% para 5,56%, em um patamar ainda distante do centro da meta de inflação para o período, que é de 4,50%. A meta tem margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

A projeção para a inflação em 2011 também caiu, passando de 6 50% para 6,48%, afastando um pouco do teto da meta de inflação, determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

/libc/player/liquid3.swf

OSX

A OSX Brasil (OSBX3), empresa de serviços de petróleo controlada pelo bilionário Eike Batista, espera que sua plataforma de petróleo OSX-1 inicie a produção no campo da OGX Petróleo & Gás Participações SA antes do final deste ano.

A empresa estima que atenderá nos próximos 10 dias todas as observações do Ministério do Trabalho sobre a plataforma, segundo comunicado enviado hoje por e-mail. Os papéis da OSX apresentavam leve alta de 0,3% na máxima do dia, negociados a 12,96 reais. No ano, a queda é de 33%.


PDG

O mercado repercute hoje os números do PDG (PDGR3), que teve lucro líquido de 265,2 milhões de reais no terceiro trimestre, valor 1% do que um ano antes, informou a companhia. Segundo o comunicado, este resultado foi ajustado pelas despesas referentes ao plano de opção de compra de ações da empresa.

Com desvalorização de 25% em 2011, as ações ordinárias da companhia valorizavam 0,8% na máxima do deste pregão, para 7,59 reais.

Cielo

A Cielo (CIEL3) teve sua recomendação elevada de neutra para alocação acima da média de mercado (overweight) pelo analista Paulo Ribeiro do HSBC Holdings. O preço-alvo é de 61 reais por ação. Em 2011, as ações ordinárias da companhia registram alta de 52%.

Além disso, o Banco BTG Pactual recomenda a compra das ações da Cielo e também da Redecard (RDCD3) na volta da cobertura dos papéis. O relatório cita a “forte geração de fluxo de caixa” e as altas margens de rentabilidade. As informações são da Bloomberg. As ações ordinárias de ambas processadoras de cartões operavam em queda no início desta tarde.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasMercado financeiro

Mais de Mercados

Ações da Natura caem 11% depois de subsidiária pedir RJ; entenda

Ibovespa opera em 132 mil pontos acompanhando cenário externo

Índice de ações MSCI vai mudar: Nubank, Stone e PagSeguro devem ganhar; entenda

Inflação nos EUA, Campos Neto na Câmara e balanço do Nubank: o que move o mercado

Mais na Exame