Exame Logo

Índice S&P cai abaixo de nível técnico por temores globais

Nova York - As bolsas de valores dos Estados Unidos tinham queda de mais de 1 por cento nesta quinta-feira e o índice S&P caiu abaixo de um importante nível técnico, sinalizando que mais declínios podem vir. O rebaixamento da nota de crédito da Espanha alimentou preocupações sobre a crise de dívida da zona do […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 14h22.

Nova York - As bolsas de valores dos Estados Unidos tinham queda de mais de 1 por cento nesta quinta-feira e o índice S&P caiu abaixo de um importante nível técnico, sinalizando que mais declínios podem vir.

O rebaixamento da nota de crédito da Espanha alimentou preocupações sobre a crise de dívida da zona do euro, enquanto dados econômicos decepcionantes da China e dos EUA destacavam receios sobre o crescimento mundial.

Veja também

O índice S&P caiu abaixo da média móvel de 50 dias, um indicador da força do mercado no médio prazo, pela primeira vez desde novembro.

Dados oficiais mostraram que o número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA teve alta de 26 mil, para 397 mil com ajustes sazonais, e que o déficit comercial norte-americano aumentou muito mais que o esperado em janeiro, para 46,3 bilhões de dólares. [ID:nN10121550] A China teve um inesperado déficit comercial de 7,3 bilhões de dólares em fevereiro, o maior em sete anos, mas economistas disseram que a queda deve ser temporária.

Enquanto isso, a Moody's reduziu o rating da Espanha em um grau, alertando que mais cortes são possíveis. Na semana passada, a agência de classificação de risco também reduziu a nota da Grécia.

O rebaixamento da Espanha ajudava a impulsionar o dólar contra o euro, amenizando a alta do petróleo mesmo enquanto o líder líbio Muammar Gaddafi comandava contra-ataques nas partes insurgentes do país. Os futuros do petróleo Brent caíam 1,2 por cento, para 114,54 dólares.

"As questões do exterior continuam a ter importância nos mercados dos EUA. A situação na Europa não está completa, o mercado continua a ter preocupações sobre o crédito soberano", disse Subodh Kumar, estrategista-chefe de investimentos da Subodh Kumar & Associates, em Toronto.

Às 13h52 (horário de Brasília), o índice Dow Jones <.DJI>, referência da bolsa de Nova York, caía 1,35 por cento, para 12.048 pontos. O índice Standard & Poor's 500 <.SPX> caía 1,36por cento, a 1.302 pontos.

O termômetro de tecnologia Nasdaq <.IXIC> perdia 1,53 por cento, para 2.709 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame