Rádio Cash: As preferências malcomportadas dos sardinhas no mercado
E mais: análise dos números do setor imobiliário, a situação fiscal na Europa, entrevista com o presidente da Bahema e como o polvo Paul escolheria as ações campeãs
Da Redação
Publicado em 14 de julho de 2010 às 15h24.
São Paulo - No primeiro bloco do programa, os analistas da casa de análise independente Empiricus discutem os primeiros resultados das incorporadoras do setor imobiliário, com destaque para a Even ( EVEN3 ), PDG Realty ( PDGR3 ) e EzTec ( EZTC3 ). Porém, além disso, Rodolfo Amstalden lembra também da Brasil Brokers ( BBRK3 ), que atua na comercialização dos imóveis. "É a parte boa da história, que é vender", explica.
A economia internacional entrou no foco da discussão no segundo bloco (6:30). Reforçado por Paulo Gala, sócio da casa de análise e também coordenador do curso de mestrado de economia da FGV, o programa debateu a situação fiscal europeia, apontado como um dos principais motivos a travar os mercados neste primeiro semestre. "O problema é quando um país pequeno como Grécia começa a fazer uma grande dívida", diz Gala.
A Rádio Cash também põe em xeque as decisões dos pequenos investidores (conhecidos como sardinhas) na bolsa (11:30). "Eles procuram ações nominalmente baratas, com cotações pequenas", destaca Amstalden. Os analistas lembram, contudo, que muitas vezes as ações representam empresas operacionalmente falidas. "O sardinha acha que pode salvar a ação. Às vezes dá sorte, mas assume um risco gigantesco", destaca.
Para encerrar, uma entrevista Guilherme Affonso Ferreira, presidente da Bahema Participações (16:50). O executivo conta como transformou o caixa da sua empresa em uma carteira bilionária de participações em outras empresas. Clique abaixo para conferir a edição desta semana: