Exame Logo

Preços do minério de ferro devem ficar estáveis nesta semana

Os preços do minério caíram mais de 22% no terceiro trimestre, em sua maior queda trimestral já registrada

O índice de referência do minério de com 62% de ferro ficou inalterado US$ 104,20 por tonelada (Marcelo Prates/Exame)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2012 às 14h06.

Cingapura - Os preços do minério de ferro no mercado spot devem permanecer nos patamares atuais nesta semana com a China, maior importador, realizando feriado nacional e com evidências recentes de desaceleração do crescimento na segunda maior economia do mundo.

Os preços do minério caíram mais de 22 por cento no terceiro trimestre, em sua maior queda trimestral já registrada, à medida que o fraco desempenho da economia da China diminuiu a demanda por aço e, por consequência, a demanda por sua principal matéria-prima.

Veja também

A economia chinesa ofereceu nesta segunda-feira evidência de um sétimo trimestre com menor crescimento, com uma pesquisa oficial entre gerentes de fábricas permanecendo em território contraditório pelo segundo mês consecutivo em setembro.

O PMI oficial de indústria da China subiu para 49,8 em setembro ante 49,2 em agosto, informou o Escritório Nacional de Estatísticas, mas ainda abaixo do índice 50, que separa a expansão da contração.

Por outro lado, um feriado de uma semana na China deve manter as atividades do mercado limitadas, segurando os preços nos níveis atuais.

"Não espero ver muita ação nesta semana no mercado spot devido ao feriado na China", disse um trader sediado em Cingapura.

O índice de referência do minério de com 62 por cento de ferro ficou inalterado 104,20 dólares por tonelada nesta segunda-feira, de acordo com dados do Steel Index.

O preço subiu cerca de 17 por cento em setembro depois de cinco meses consecutivos em declínio, na esteira de uma recuperação nos preços do aço, impulsionados por esperanças após a aprovação de um pacote de 1 trilhão de iuans no setor de infraestrutura.

Mas o ganho não foi suficiente para superar as perdas nos últimos dois meses, deixando o minério de ferro com perdas de 22,2 por cento no terceiro trimestre, maior perda desde que a Steel Index começou a compilar seus dados em 2008.

As compras no mercado spot para minério de fora da China diminuíram na semana passada, mesmo antes da pausa para a Semana de Ouro, com traders dizendo que a maioria das siderúrgicas chinesas já haviam recuperado seus estoques de matéria-prima.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaMineraçãoPreços

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame