Exame Logo

Petrobras garante alta da Bovespa, enquanto Oi lidera perdas

Principal índice da bolsa fechou com elevação de 0,51%, a 56.487 pontos

Bovespa: giro financeiro do pregão totalizou 7,14 bilhões de reais (Marcos Issa/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2014 às 18h12.

São Paulo - A alta das ações da Petrobras comandou a valorização da bolsa brasileira nesta quarta-feira, com investidores na expectativa de pesquisa eleitoral prevista para quinta-feira e também repercutindo comentários do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre reajuste dos preços da gasolina.

O Ibovespa fechou com elevação de 0,51 por cento, a 56.487 pontos. O giro financeiro do pregão totalizou 7,14 bilhões de reais.

Veja também

Conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a TV Globo contratou pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial, que tem divulgação prevista a partir da quinta-feira, dia 7.

Em email enviado a clientes no início da tarde, comentando sobre o movimento na Bovespa, o Itaú BBA citou rumores de que as novas pesquisas eleitorais poderão mostrar uma disputa apertada entre a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e o rival Aécio Neves (PSDB).

Os investidores também avaliaram declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que indicou em entrevista à Reuters publicada no final da tarde de terça-feira que haverá reajuste nos preços da gasolina em 2014, mas sem sinalizar quando isso acontecerá.

A avaliação de profissionais no mercado foi de que os comentários de Mantega ajudaram a dar voltatilidade aos papéis da estatal , chegando a incentivar a alta, apesar das informações do ministro terem deixado o assunto pouco claro.

"Se sair uma pesquisa pró Dilma, essa expectativa de reajuste não segura em nada a ação", disse o administrador de uma gestora de recursos, que preferiu não ter o nome citado.

E um detalhe sobre a estatal: a empresa reassumiu na terça-feira o lugar de maior companhia brasileira em valor de mercado, com 249,6 bilhões de reais, passando a Ambev pela primeira vez em nove meses.

A cena externa chegou a influenciar a bolsa, mas apenas na primeira etapa da sessão, com a Petrobras "tomando o controle da situação" depois disso, conforme descreveu um operador.

Em Wall Street, o índice Dow Jones encerrou com leve alta de 0,08 por cento, enquanto o S&P 500 fechou praticamente estável, com as preocupações sobre uma escalada no conflito Rússia-Ucrânia ofuscando os ganhos com ações de produtos de consumo essencial.

Notícias Corporativas

Mas nem só de Petrobras vive a bolsa e outras ações também chamaram a atenção nesta quarta-feira. Entre elas a Oi , que divulgou balanço trimestral antes da abertura e chegou a cair mais de 8 por cento pela manhã, na mínima da sessão.

A ação ainda respondeu pela maior queda do índice no fechamento, mas, com baixa de 3,73 por cento.

"O mercado leu de forma exagerada as perdas de 220 milhões de reais no trimestre e o fluxo de caixa negativo, e se acalmou com a teleconferência e com garantias da diretoria de que a companhia não terá problemas com liquidez em 2015 e 2016", disse uma analista do setor de um banco estrangeiro, ponderando contudo que situação da financeira da companhia está "bem delicada".

A Cielo também foi um dos destaques de baixa. O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que permite a comerciantes cobrar valores diferentes de acordo com a opção do consumidor sobre pagamento em dinheiro ou cartão.

O projeto ainda precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados. Na visão dos analistas do Bradesco, isso deve demorar bastante tempo, mas será um ruído negativo para Cielo.

Outra influência negativa veio de BB Seguridade após o JPMorgan cortar a recomendação da ação para "neutra", ante "overweight" (acima da média do mercado), e estabelecer o preço-alvo de 36 reais para o papel em dezembro de 2015.

O valor para dezembro de 2014 era de 27 reais.

Entres as ações que se beneficiaram do noticiário específico, os papéis de Ecorodovias avançaram após a concessionária informar que o tráfego de veículos nas rodovias administradas por ela aumentou 15,7 por cento nos sete primeiros meses de 2014 sobre o mesmo período do ano anterior.

As units no BTG Pactual, que não fazem parte do Ibovespa, também fecharam no azul, com alta de 0,64 por cento.

Na noite de terça-feira, o grupo comandado por André Esteves reportou lucro líquido de 962 milhões de reais para o segundo trimestre, um salto de 48 por cento sobre um ano antes e acima das expectativas de analistas consultados pela Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame