Mercados

Manguinhos volta a ser negociada na bolsa e cai quase 70%

Bovespa anunciou nesta tarde que as ações voltariam a ser negociadas a partir das 16h36

Refinaria Manguinhos (Divulgação)

Refinaria Manguinhos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 20h24.

Última atualização em 17 de dezembro de 2018 às 18h33.

São Paulo - As ações da Refinaria de Petróleos de Manguinhos voltaram a ser negociadas na Bovespa nesta terça-feira, num leilão que terminou em queda de quase 70 por cento no preço dos papéis.

Faltando menos de uma hora para o final do pregão, a BM&FBovespa informou que recebeu determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que fossem retomadas as negociações com ações da Manguinhos.

A reabertura dos negócios se deu às 16h36, num leilão que se estendeu até o fechamento do mercado. O resultado do leilão apontou para um preço de 0,20 real para a ação preferencial -- tombo de 69,69 por cento em relação ao último pregão antes da suspensão dos negócios, em 11 de outobro--, e de 0,27 real para a ação ordinária, com queda de 67,85 por cento.

No dia 11, quando foram suspensas as negociações das ações da Manguinhos, o papel preferencial fechou cotado a 0,66 real, enquanto o ordinário ficou em 0,84 real.

Os negócios ficaram suspensos à pedido da empresa, após decisão do governo do Rio de Janeiro de desapropriar a área onde está situada a refinaria.

Os negócios com as ações da Manguinhos foram listados sob o título de "outros", informou a BM&FBovespa, devido a decreto do governador do Estado do Rio de Janeiro de desapropriação do imóvel da refinaria.

Exclusão de índices - Devido ao reinício das negociações com as ações da Manguinhos sob o título de "outros", a BM&FBovespa informou que as ações ordinárias da Refinaria de Manguinhos serão excluídas do índice IBrX 100 (.IBRX), sendo substituídas pelo papel da Iguatemi.

Além disso, as ações ordinárias e as preferenciais também serão excluídas dos índices Small Caps (.SMLL) e Brasil (.IBRA).

As mudanças valem a partir da quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresGás e combustíveisPetróleoRefit – Refinaria de Manguinhos

Mais de Mercados

Lucro da Nvidia cresce 628% e atinge US$ 14,88 bi no 1º trimestre fiscal de 2025

O país que superou os EUA em IPOs no 1º tri — e o que isso diz sobre o Brasil

Petrobras (PETR4) tem ações suspensas por publicação de fato relevante durante pregão

Dólar sobe em linha com juros de Treasuries à espera de ata do Fed

Mais na Exame