Exame Logo

IPO da Multilaser, PIB chinês, estreia da CBA e o que mais move o mercado

Investidores digerem dados da economia chinesa, enquanto aguardam por pedidos de seguro desemprego nos EUA e balanços do segundo trimestre

Multilaser: IPO pode movimentar 2 bilhões de reais (Multilaser/Divulgação)
GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 15 de julho de 2021 às 07h01.

Última atualização em 15 de julho de 2021 às 08h29.

Os principais índices de ações operam mistos nesta manhã de quinta-feira, 15, com investidores digerindo a bateria de dados econômicos divulgados na China e à espera dos pedidos de seguro desemprego nos Estados Unidos. No radar, estão os resultados do segundo trimestre que serão divulgados no mercado americano. Entre os mais importantes do dia estão o da maior empresa de semicondutores do mundo, a TSMC, e os do Morgan Stanley e United Health.

China cresce

Divulgado na última noite, o PIB da China cresceu 1,3% no segundo trimestre, atingindo uma alta anual de 7,9%, quase em linha com o consenso de 8,1%. Por outro lado, a produção industrial e as vendas do varejo chinês superaram as estimativas, com respectivos crescimentos anuais de 8,3% e 12,1%.

Veja também

Após a divulgação dos dados, o Composto de Xangai, principal índice de ações da China, fechou em alta de 1,02%, enquanto o minério de ferro chegou a subir 2% na bolsa de Dalian, atingindo a máxima desde 8 de julho, segundo a Reuters.

Dados dos EUA

Nos Estados Unidos, a expectativa é de que o número de pedidos de seguro desemprego, que sai às 9h30, seja o menor desde o início da pandemia, ficando em 360.000. Na última semana, os dados surpreenderam os investidores ao sair mais de 20.000 pedidos acima do esperado, superando até mesmo o registrado na semana anterior. Das últimas cinco divulgações, somente em uma os pedidos saíram abaixo do consenso de mercado.

Ainda pela manhã, às 10h15, será divulgada a produção industrial americana, que deve registrar crescimento mensal de 0,6%, segundo estimativas do mercado.

Powell no Congresso

Por volta do mesmo horário, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, irá para seu segundo e último dia de explicações ao Congresso americano sobre as políticas monetárias que vêm sendo adotadas.

Na véspera, a sinalização de Powell de que a redução de estímulos via compra de ativos ainda está longe aumentou o apetite por risco no mercado, impulsionando as bolsas de valores.

IPO da Multilaser

No Brasil, a agenda de ofertas públicas iniciais (IPOs, na sigla em inglês) esquenta o dia. Para esta quinta está prevista a precificação da oferta da Multilaser, empresa de tecnologia com atuação em diversas áreas, que vai de notebooks a robô aspirador. Com faixa indicativa entre 10,80 e 13 reais, a companhia pode movimentar 2 bilhões de reais em seu IPO, considerando a precificação de 11,90 reais. A estreia das ações na B3 está prevista para segunda-feira, 19.

Estreia da CBA

Quem estreia hoje na B3 são as ações da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA, CVAB3). No IPO, as ações da empresa foram precificadas a 11,20 reais, abaixo do piso da faixa indicativa de 14 reais, sinalizando alguma frustração em relação à demanda pelos papéis.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame