Mercados

Bolsas europeias têm alta limitada por leilões de dívida

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam em torno da estabilidade e perto de uma série de níveis técnicos de resistência nesta quarta-feira, com a cautela do investidor elevada antes de leilões de dívida na Itália e na Espanha, que é o próximo foco da crise de dívida da zona do euro. Às […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2012 às 07h09.

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam em torno da estabilidade e perto de uma série de níveis técnicos de resistência nesta quarta-feira, com a cautela do investidor elevada antes de leilões de dívida na Itália e na Espanha, que é o próximo foco da crise de dívida da zona do euro.

Às 7h56 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,1 por cento, aos 1.028 pontos, após alta de 1,8 por cento na terça-feira. As ações do setor de alimentos e bebidas tinham a maior queda, de 0,9 por cento.

O FTSEurofirst 300 enfrenta dura resistência técnica por volta dos 1.028 pontos, a máxima de outubro de 2011 e um patamar que o mercado não conseguiu ultrapassar durante três fechamentos neste mês.

O índice também continua perto da média móvel de 200 dias, após fechar acima dela no pregão anterior. "Um pouco de nervosismo está voltando antes dos leilões de dívida. Se os leilões forem bons, os investidores deixarão essa questão de lado e irão se concentrar na temporada de resultados trimestrais", disse Keith Bowman, analista de ações da Hargreaves Lansdown. "Se virmos um leilão mal recebido, isso pode certamente causar preocupações maiores."

Na quinta-feira, o Tesouro espanhol buscará levantar entre 4 e 5 bilhões de euros em três leilões de dívida. Na sexta-feira, a Itália oferecerá até 4,75 bilhões de euros em bônus de taxa fixa.

Em LONDRES, o índice Financial Times tinha alta de 0,05 por cento, a 5.699 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,24 por cento, para 6.177 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,57 por cento, para 3.229 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização 0,86 por cento, para 14.972 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 avançava 0,05 por cento, para 8.477 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 tinha queda de 0,57 por cento, para 5.523 pontos.

Mais de Mercados

Buffett segue vendendo suas principais apostas na bolsa: BofA é a ação da vez

Ibovespa abre em alta com ajuda de Vale (VALE3) que sobe 2%; mercado repercute inflação dos EUA

Inflação dos EUA, reação ao debate americano e recuperação das commodities: o que move o mercado

VP da Nippon Steel vai aos EUA para salvar acordo de compra da U.S. Steel