Mercados

Bovespa supera 60 mil pontos após dados China

Neste pregão, o giro financeiro era de R$ 1,67 bilhão. A bolsa ficará aberta menos tempo, devido a problemas técnicos que atrasaram a abertura

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 12h59.

São Paulo - A Bovespa operava em alta nesta terça-feira, com seu índice acima dos 60 mil pontos, em meio ao otimismo com o crescimento maior que o esperado da China.

Às 13h28, o Ibovespa subia 0,89 por cento, a 60.487 pontos. O giro financeiro era de 1,67 bilhão de reais. Este pregão terá uma duração menor que o normal, devido a problemas técnicos na Bovespa que atrasaram o início das negociações em uma hora e meia.

A economia da China cresceu 8,9 por cento no quarto trimestre, ligeiramente acima dos 8,7 por cento previsto por economistas consultados pela Reuters. "Os mercados lá fora estão indo bem e (internamente) algumas ações estão se destacando, como Petrobras, OGX e o setor de siderurgia e mineração", afirmou o operador Rodrigo Falcão, da Icap Corretora. Vale que tem na China um de seus principais mercados, era o destaque de alta.

A ação preferencial subia 2,7 por cento, a 40,37 reais, enquanto a ordinária se valorizava em 3,3 por cento, a 42,05 reais. No setor de siderurgia, o destaque era Usiminas, com a ordinária avançando 0,77 por cento, a 17,01 reais, e a preferencial subindo 0,54 por cento, a 11,19 reais.

O conselho de administração da companhia indicou o executivo argentino Julián Eguren para o cargo de diretor-presidente, em substituição do brasileiro Wilson Brumer, que está no comando da empresa desde 2010.

A preferencial da Petrobras subia 0,6 por cento, a 23,79 reais, enquanto OGX tinha alta de 2,1 por cento, a 15,30 reais. Na outra ponta, Embraer registrava a maior queda, de 1,9 por cento, a 11,84 reais. Cyrela também era destaque de baixa, com perda de 1,1 por cento, a 15,08 reais, após a companhia ter informado na véspera ter alcançado lançamentos de 7,9 bilhões de reais em 2011, pouco acima do piso da faixa estimada pela companhia.

Mais de Mercados

Nômade digital e do interior de SP: quem é a gestora de 27 anos que vai lançar seu 1º ETF na bolsa

Buffett segue vendendo suas principais apostas na bolsa: BofA é a ação da vez

Ibovespa fecha em alta com forte valorização da Vale e CPI nos EUA

Inflação dos EUA, reação ao debate americano e recuperação das commodities: o que move o mercado