Mercados

Ibovespa recua após BC europeu frustrar investidores

Índice da bolsa brasileira tem queda de 1,27%, aos 55.578 pontos

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

Pregão da Bovespa (Divulgação/BM&FBovespa)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2012 às 13h46.

São Paulo - A Bovespa operava no campo negativo nesta quinta-feira, seguindo os mercados externos, após o Banco Central Europeu (BCE) ter decepcionado investidores que esperavam por medidas mais imediatas para reduzir os custos da dívida da Espanha e Itália.

Às 13h09, o Ibovespa tinha queda de 1,27 por cento, a 55.578 pontos. O giro financeiro do pregão era de 2,66 bilhões de reais.

"A expectativa do mercado era de que Draghi (Mario Draghi, presidente do BCE) viria com soluções, medidas bem concretas, mas ele anunciou somente guidelines", disse Marc Sauerman, que ajuda a gerir 650 milhões de reais na JMalucelli Investimentos em São Paulo.

"A reação dos mercados hoje é até amena, diante das expectativas que se tinha", acrescentou.

Nesta manhã, Draghi afirmou que o Banco Central Europeu vai se preparar para comprar títulos italianos e espanhóis no mercado aberto, mas só agirá depois que os governos da zona do euro ativarem seus fundos de resgate para fazer o mesmo.

O anúncio azedou o humor dos mercados. As bolsas europeias, que subiam antes do anúncio, passaram a cair à medida que investidores digeriam os comentários do presidente do BCE.

"A falta de detalhes foi uma frustração, ainda mais dias depois de Mario Draghi afirmar que faria 'o possível' para preservar o euro e frisar que ele é 'irreversível'", afirmou a equipe de análise da consultoria LCA em nota enviada a clientes.

O principal índice europeu de ações fechou em queda de 1,05 por cento nesta sessão. Em Wall Street, o índice Dow Jones recuava 1,02 por cento, enquanto o S&P 500 perdia 1,05 por cento.

No mercado brasileiro, apenas sete dos 67 ativos que compõem o Ibovespa operavam no campo positivo.

"Vemos uma realização no mercado, principalmente por não ter sido anunciada pelo BCE nenhuma grande ferramenta que pudesse trazer alívio no curto prazo", disse Luis Gustavo Pereira, estrategista da Futura Corretora em São Paulo.


Dentre as blue chips, a preferencial da Vale tinha queda de 1,15 por cento, a 36,13 reais, e a da Petrobras perdia 0,4 por cento, a 19,74 reais. OGX recuava 2,61 por cento, a 5,61 reais.

Já entre as maiores quedas do índice, Lojas Renner perdia 4,56 por cento, a 59,17 reais, seguida por Cia Hering, com baixa de 3,8 por cento, a 39,26 reais.

Em sentido oposto, Souza Cruz tinha alta de 1,8 por cento, a 28,91 reais, enquanto Cielo subia 1,3 por cento, a 60,82 reais.

Gerdau avançava 0,78 por cento, a 18,17 reais, após a companhia ter registrado lucro acima do esperado no segundo trimestre.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

O que está acontecendo com a Intel? Desvalorização de US$ 188 bi, demissões e venda de divisão

Selic: Aposta de alta de 0,5 p.p. perde força após dados fracos do mercado de trabalho dos EUA

4 fatores que podem agravar (ou melhorar) a economia americana, segundo a Gavekal

Banco Daycoval compra BMG seguros em busca de diversificação

Mais na Exame