Mercados

Ibovespa perde força e deixa os 60 mil; Vale cai

Custos de financiamento da Espanha caíram em leilão de bônus governamentais que atraiu boa demanda

Em 2012, Ibovespa acumula alta de 5,5% (Marcel Salim/EXAME.com)

Em 2012, Ibovespa acumula alta de 5,5% (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2012 às 16h41.

São Paulo – Após atingir uma alta de quase 1% nas primeiras horas de negócios, o Ibovespa perdia força no início desta tarde, se afastando mais uma vez dos 60.000 pontos. Apesar do pouco fôlego de hoje, o principal índice da bolsa brasileira registra uma alta de 2,3% na semana.

Na Europa, a o tesouro italiano colocou hoje 12 bilhões de euros em bônus a curto prazo, o máximo previsto, anunciaram fontes oficiais, num momento em que o país se esforça para sanear suas finanças públicas. As taxas de juros a um ano caíram a 2,735%, contra os 5,952% registrados durante o último leilão de bônus na Itália, realizado em 12 de dezembro. A Itália captou 8,5 bilhões com títulos a um ano e outros 3,5 bilhões com dívida a 136 dias, graças à elevada demanda que alcançou cerca de 19 bilhões de euros.

Já os custos de financiamento da Espanha caíram em um leilão de bônus governamentais nesta quinta-feira, que atraiu sólida demanda no primeiro teste real do apetite por dívida de economias periféricas da zona do euro neste ano. O Tesouro espanhol levantou 10 bilhões de euros no leilão de três tipos de bônus no mercado primário, dobrando a meta de até 5 bilhões. Foram vendidos 4,3 bilhões de euros em bônus de três anos, a um rendimento de 3,384 por cento. A proporção entre oferta e demanda foi de 1,8.

/libc/player/liquid3.swf

Vale

As ações preferenciais classe A da Vale (VALE5) registravam leve queda de 0,3% nesta tarde, após a companhia informar que está declarando "força maior" em uma série de contratos de minério de ferro a partir de hoje.

A forte chuva desde meados de dezembro de 2011 nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e Espírito Santo criou dificuldades paras nossas operações nos Sistemas Sul e Sudeste. Diversas áreas destes estados estão inundadas e os governos locais declararam estado de emergência em vários municípios, afirma fato relevante divulgado ela empresa. Até o momento, a Vale estima uma perda de 2 milhões de toneladas métricas nos embarques de minério de ferro.

Segundo o HSBC, considerando a gravidade das inundações, é possível que outras minas podem declarem “força maior” ou reduzam a produção. E esse fato, aliado aos ciclones na costa australiana, que obrigaram a Rio Tinto e outros produtores a suspender o carregamento dos navios, pode desencadear uma alta nos preços do minério de ferro. O analista Jonathan Brandt tem a recomendação neutra, com um preço-alvo de 48,50 reais para as ações preferenciais de classe A da Mineradora.

Aliansce

Com baixa de 4,3% nesta semana, as ações ordinárias da Aliansce (ALSC3) subiam 2,4% na máxima do dia, negociadas a 13,62 reais.
Os shoppings da Aliansce registraram alta de 26,7% nas vendas totais em 2011 e de 23,7% no quarto trimestre, em relação ao mesmo período de 2010, anunciou a companhia na noite de quarta-feira.

Já as vendas por metro quadrado cresceram 7,3% no fechado do ano e subiram 9,7% no último trimestre ante igual intervalo em 2010.


 

Mais de Mercados

Sabesp (SBSP3): começa hoje reserva de ações da companhia; veja cronograma e como reservar

Smart Fit (SMFT3): Goldman Sachs inicia cobertura com "compra" e potencial de alta de 50%; ação sobe

Ibovespa esbarra nos 125 mil pontos com ajuda de Vale e Petrobras; dólar bate R$ 5,60

Boletim Focus, eleições na França, Equatorial (EQTL3) e Sabesp (SBSP3): o que move o mercado

Mais na Exame