Exame Logo

Ibovespa ainda sente a fraude no Goldman Sachs

São Paulo - O Ibovespa, principal Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou o pregão desta segunda-feira no campo negativo. Este movimento se deu em continuidade ao medo instalado na sexta-feira, após o órgão regulador do mercado de capitais dos EUA, a SEC, acusar o banco Goldman Sachs de fraude. Além disso, a […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2010 às 18h19.

São Paulo - O Ibovespa, principal Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou o pregão desta segunda-feira no campo negativo. Este movimento se deu em continuidade ao medo instalado na sexta-feira, após o órgão regulador do mercado de capitais dos EUA, a SEC, acusar o banco Goldman Sachs de fraude. Além disso, a queda no índice foi potencializada pelo vencimento de opções sobre ações, o qual movimentou R$ 5,28 bilhões.

O destaque ficou para o banco Goldman Sachs, que além de investigado por fraude pela SEC (Securities and Exchange Commission), agora também enfrenta a possibilidade de processo similar pelas autoridades alemãs e inglesas.

Veja também

Na Europa, muitos aeroportos seguem fechados por conta da nuvem de cinzas provocado pela erupção do vulcão na Islândia, o que começou a preocupar os investidores em relação à economia da região. Mais de 60 mil voos foram cancelados desde a quarta-feira da semana passada. Sofrendo as consequências do caos aéreo, no Brasil, as ações PN da Tam e da Gol caíram 2,82% e 2,20%, respectivamente.

Na China, o governo pediu aos bancos que parassem de conceder empréstimos destinados à compra de um terceiro imóvel pela mesma pessoa, em cidades com retornos excessivos na venda de propriedades. Em decorrência disso, a bolsa de Xangai relatou a maior queda em oito meses, despencando 4,79%.

No âmbito corporativo interno, a Petrobras anunciou nova descoberta de indícios de gás e petróleo no Amazonas, no poço 1BRSA769AM, localizado em terra na bacia do rio Solimões, no bloco SOL-T-171. Perto das 17 horas, as ações ON e PN da Petrobras valorizaram 0,63% e 1,82%, simultaneamente.

Os papéis ON e PN da Telebrás ganharam 4,76% e 5,10%, respectivamente, na Bovespa, em meio à retomada de rumores sobre a estatal brasileira assumir o projeto de banda larga do Governo Federal. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a Oi pediu R$ 27 bilhões em incentivos e benefícios federais para gerir o projeto. A proposta teria desagradado o governo, reforçando a chance de a Telebrás ser a escolhida para exercer a tarefa.

No ambiente econômico doméstico, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apontou inflação de 0,23% na segunda quadrissemana de abril, resultado igual ao visto na medição anterior.

O Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, elevou pela décima terceira vez consecutiva as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A expectativa é de crescimento de 5,32% em 2010, ante o avanço de 5,29% projetado na última semana. Para o PIB, a projeção é de crescimento de 5,81% em 2010, frente à expectativa de alta de 5,60% vista na última edição do relatório.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame