Futuros do minério sobem na China após fala do primeiro-ministro
Contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian encerrou o dia com alta de 5,92 por cento, a 456,5 iuanes por tonelada
Reuters
Publicado em 27 de junho de 2017 às 09h16.
Pequim - Os futuros do minério de ferro na China subiram 6 por cento e atingiram máximas de um mês nesta terça-feira, em uma explosão tardia de cobertura de vendidos e compras frescas que elevaram a cotação do aço e de matérias-primas, com investidores apostando na crescente demanda, mesmo com o excesso de oferta no maior mercado mundial de metais.
Em um dos melhores desempenhos diários deste ano, o contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian encerrou o dia com alta de 5,92 por cento, a 456,5 iuanes por tonelada, após tocar a máxima de 458 iuanes nos últimos cinco minutos de negociação.
Alguns investidores consideraram comentários feitos pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e dados de lucro industrial que os tranquilizaram sobre o ritmo de crescimento na segunda maior economia do mundo, disseram operadores.
Esses dois fatores foram suficientes para operadores cobrirem posições curtas, disse Marex Spectron em uma nota.
O mercado está no caminho para sua primeira perda trimestral desde o quarto trimestre de 2015, em meio a preocupações com o enfraquecimento da demanda, enquanto o setor industrial diminui na China, o maior produtor mundial de aço.
A reviravolta súbita e o tom mais otimista compensaram preocupações persistentes com a grande quantidade de material estocado nos portos. Na semana passada, os estoques subiram para uma máxima de 13 anos.