-
1. Ajuda do céu
zoom_out_map
1/7 (Douglas Engle/Bloomberg News)
Eike Batista não está recuperado dos prejuízos e problemas acumulados com as empresas X, mas já faz planos. Segundo uma nota na revista Veja, ele planeja criar uma companhia de energia solar para abastecer todo o país. Outro fato envolvendo o empresário é que o Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro solicitou que a Polícia Federal instaure um inquérito para apurar a suposta prática de crimes financeiros pelo empresário, enquanto controlador da petroleira OGX.
-
2. Mau negócio
zoom_out_map
2/7 (REUTERS/Ueslei Marcelino)
A presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, e o ex-diretor da área internacional da companhia, Nestor Cerveró foram ao Senado e à Câmara dos Deputados esta semana para prestar esclarecimentos sobre denúncias de corrupção envolvendo a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A presidente da companhia admitiu que a compra não foi um bom negócio. Na semana, os papéis da companhia preferenciais fecharam em alta de 1,17%.
-
3. De novo?
zoom_out_map
3/7 (Alexandre SantAnna/Veja Rio)
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou na terça-feira mais um programa de recompra de ações. As operações podem ser realizadas até 23 de maio e programa está limitado a 702,1 milhões de ações. Foi a segunda vez que a companhia anunciou um programa de recompra de um mês. No dia 13 de março, a empresa informou sobre a abertura de um programa de até 70,2 milhões. Na semana, os papéis da empresa tiveram alta de 2,27%.
-
4. China no radar
zoom_out_map
4/7 (Dado Galdieri/Bloomberg)
O mercado aguardou apreensivo os dados da China. O país registrou uma nova desaceleração da economia no primeiro trimestre do ano. De janeiro a março, o PIB chinês teve um crescimento de 7,4%, abaixo dos 7,7% do registrado no quarto trimestre de 2013. Apesar da queda, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou que continua muito confiante com o país asiático. A China é a principal compradora de minério de ferro da companhia. Na semana, os papéis preferenciais da Vale recuaram 1,48%.
-
5. Otimismo
zoom_out_map
5/7 (Egberto Nogueira/Veja)
A Saraiva divulgou esta semana suas projeções para este ano. A rede de livrarias espera um Ebitda entre 190 milhões de reais e 210 milhões de reais, o dobro do Ebitda do ano passado. Na semana, os papéis preferenciais caíram 0,81%.
-
6. Problemas
zoom_out_map
6/7 (Divulgação)
A Gávea Investimentos, gestora de fundos de participações (private equity), concluiu a auditoria no laboratório Fleury. Segundo uma reportagem do jornal “Valor Econômico”, foram encontrados problemas típicos de outras companhias abertas que fizeram aquisições e tiveram dificuldades de integração. O resultado da auditoria incluiu ainda uma análise operacional da empresa, que deve impactar as negociações sobre o valor da aquisição se ela, de fato, for confirmada. Na semana, os papéis caíram 0,35%.
-
7. As empresas que estão bem além do valor patrimonial na Bolsa
zoom_out_map
7/7 (REUTERS/Brendan McDermid)