Mercados

Empresas elétricas são a luz no fim do túnel para a bolsa, diz corretora

Para Planner, boa parte das vendas recentemente realizadas não tem razão fundamentalista, diz analista

Nos últimos 12 meses, o índice que mede o desempenho de empresas do setor elétrico na BM&FBovespa, registra ganhos de 12,7% (Caio Coronel/Ag. Itaipu)

Nos últimos 12 meses, o índice que mede o desempenho de empresas do setor elétrico na BM&FBovespa, registra ganhos de 12,7% (Caio Coronel/Ag. Itaipu)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 15h10.

São Paulo – O recente pânico observado no mercado de ações nesta semana gera um momento oportuno aos investidores, sugere o recente relatório da Planner. Desde a última segunda-feira, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, atinge uma desvalorização de quase 10%.

Nos últimos 12 meses, o índice que mede o desempenho de empresas do setor elétrico na BM&FBovespa, o IEE, registra ganhos de 12,7%. No mesmo período, o Ibovespa mostra uma desvalorização de 22%.

“Nos últimos pregões vimos uma queda generalizada no preço de algumas ações, sendo boa parte dessas vendas ativadas por desmonte de posições, sem nenhuma razão fundamentalista”, lembra o analista Rafael Andreata.

Para Andreata, diante da atual escuridão do mercado, é no setor elétrico que se encontra a luz no fim do túnel, mais especificamente em Cesp (CESP6) e AES Eletropaulo (ELPL4). “Ambas as ações são consideradas defensivas, por possuírem uma boa previsibilidade de resultados, boa geração de caixa, são 100% ligadas a mercado interno e terão seus resultados do segundo trimestre divulgados nos próximos dias”, lembra o analista.

AES Eletropaulo

A AES Eletropaulo mostra uma queda de 5,4% nesta semana e deve apresentar seus números referentes ao último trimestre em 10 de agosto. “Esperamos um bom resultado, a empresa anunciará seu dividendo semestral, o qual esperamos algo ao redor de 2,90 reais por ação, o que representa um dividend yield (rendimento sobre dividendos) de 8,2% no semestre”, projeta Andreata.

A Planner tem recomendação de compra às ações preferenciais da AES Eletropaulo. O preço-alvo é de 40,13 reais, um potencial de valorização de 13,3%, considerando a cotação de fechamento de ontem. Em 2011, as ações da AES Eletropaulo oferecem ganhos de 24%.

Cesp

Já as ações preferenciais classe B da Cesp amargam uma desvalorização de 8,4% somente nesta semana. O movimento se deve a aversão ao risco no mercado, que fez com que muitos investidores se desfizessem da posição.

“Enxergamos essa queda como uma boa oportunidade àqueles investidores com um horizonte de médio prazo, visto que esperamos a renovação das concessões com vencimento em 2015, ainda em 2011, o que abriria espaço para a retomada de seu processo de privatização em 2012.

A Cesp divulgará seu balando do segundo trimestre amanhã (5), após o fechamento do mercado. Segundo a Planner, a performance no período deve agradar investidores. A companhia também tem recomendação de compra. O preço-alvo é de 43,70 reais, o que representa um potencial de valorização de 45,6%. No ano, os papéis sobem 11,3%.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasMercado financeiro

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame