Mercados

Dólar opera em baixa, a R$1,77, após PIB da China

Cotação da moeda americana caiu 0,69%

Notas de dólar (Getty Images)

Notas de dólar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 09h54.

São Paulo - O dólar era cotado em baixa frente ao real nesta terça-feira, acompanhando a menor aversão a risco dos mercados no exterior após dados positivos sobre o crescimento econômico da China no fim de 2011.

Às 10h37, a cotação caía 0,69 por cento, a 1,7752 real para venda , tendo chegado a 1,7671 na mínima do dia - o menor valor desde meados de novembro.

A China - maior parceiro comercial do Brasil e grande consumidora de commodities - cresceu 8,9 por cento em base anualizada no quarto trimeste do ano passado. Embora tenha sido a menor desde meados de 2009, a expansão ficou acima do esperado pelos mercados, que mostraram alívio após a divulgação dos números.

Assim, as bolsas asiáticas fecharam em alta, o índice europeu de ações operava no azul e os futuros do S&P 500 apontavam uma abertura no positivo para o pregão em Nova York.

Também, a confiança do investidor alemão melhorou muito em janeiro, segundo índice divulgado nesta manhã, e o arrefecimento da inflação na zona do euro e na Grã-Bretanha ajudava a desviar ainda mais as atenções dos rebaixamentos de rating sofridos por vários países europeus e pelo fundo de resgate EFSF.

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar perdia 0,76 por cento. O euro e o dólar australiano, enquanto isso, mostravam valorização.

Mais de Mercados

Nômade digital e do interior de SP: quem é a gestora de 27 anos que vai lançar seu 1º ETF na bolsa

Buffett segue vendendo suas principais apostas na bolsa: BofA é a ação da vez

Ibovespa fecha em alta com forte valorização da Vale e CPI nos EUA

Inflação dos EUA, reação ao debate americano e recuperação das commodities: o que move o mercado