Mercados

China lança índice diário de preços do minério de ferro

Governo do país trabalha para ter mais controle sobre os preços da matéria-prima do aço


	Ferro:  iniciativa é parte do mais recente esforço chinês de deslocar as referências de preços das commodities do Ocidente para o Oriente
 (Rich Press/Bloomberg)

Ferro:  iniciativa é parte do mais recente esforço chinês de deslocar as referências de preços das commodities do Ocidente para o Oriente (Rich Press/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2014 às 09h52.

Xangai - A China lançou um índice diário de preços para o minério de ferro, disse nesta quinta-feira a Associação de Ferro e Aço da China (Cisa, na sigla em inglês), em um momento em que o governo do país trabalha para ter mais controle sobre os preços da matéria-prima do aço.

A iniciativa é parte do mais recente esforço chinês de deslocar as referências de preços das commodities do Ocidente para o Oriente, com o país lançando uma série de contratos futuros que vão desde minério de ferro até ovos.

Os índices serão publicados no site da Cisa e refletem tanto os preços do minério de ferro doméstico quanto do importado, disse a entidade.

A China lançou em outubro de 2013 o primeiro contrato futuro de minério de ferro do mundo atrelado a entregas físicas, oferecendo aos compradores domésticos uma opção de proteção de preços.

Mineradoras e siderúrgicas atualmente usam índices diários de preços de provedores como Platts, Steel Index e Metal Bulletin.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCommoditiesIndústriaMineração

Mais de Mercados

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Ibovespa fecha em alta de mais de 1% puxado por Vale (VALE3)

Mais na Exame