Mercados

Brasil Telecom pagará R$1,5 bi para acionistas em reestruturação

Grupo Oi quer reorganizar a estrutura em bolsa para reduzir custos e aumentar liquidez das ações

Ações do Grupo Oi ganham com folga o terreno da valorização no pregão de hoje (EXAME)

Ações do Grupo Oi ganham com folga o terreno da valorização no pregão de hoje (EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2011 às 13h44.

São Paulo – Os acionistas da Brasil Telecom (BRTO4) deverão receber 1,5 bilhão de reais em bonificação como parte do plano de reestruturação societária da holding Telemar Participações. O documento foi enviado nesta terça-feira (24) à Comissão de Valores Mobiliários.

A proposta de pagamento será encaminhada após a aprovação da incorporação da Coari e da Tele Norte Leste. Serão entregues ações resgatáveis em dinheiro, a ser pago proporcionalmente à participação de cada acionista no capital social.

As ações do Grupo Oi ganham com folga o terreno da valorização no pregão de hoje. Investidores repercutem os planos da Telemar Participações (TMAR5) de fazer uma reorganização societária de suas empresas reduzindo o número de companhias abertas de três para apenas uma com o objetivo de reduzir custos e aumentar liquidez das ações.

A meta é fazer com que a Brasil Telecom incorpore as empresas do grupo e passe a ser denominada Oi. O número de ações negociadas do grupo passará de sete para apenas duas. O processo de reestruturação inclui a incorporação das ações da Telemar Norte Leste pela Coari Participações e as incorporações da Coari e da Tele Norte Leste Participações pela Brasil Telecom.

A Telemar informou ainda que as empresas envolvidas na reestruturação deverão realizar assembleias gerais para discutir o plano em aproximadamente 180 dias. As ações da nova empresa passarão a ser negociadas em aproximadamente 40 dias após a data das assembleias, segundo o comunicado.

O processo de reestruturação ainda será submetido à aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de credores e debenturistas.

Acompanhe tudo sobre:AcionistasAçõesBrasil TelecomEmpresasgestao-de-negociosOiReestruturaçãoTelecomunicações

Mais de Mercados

Luigi Mangione se declara inocente de acusações de assassinato no caso da morte de CEO nos EUA

Os destaques do mercado em 2024: criptomoedas, Inteligência Artificial e surpresas globais

Ex-presidente da Nissan, brasileiro Carlos Ghosn diz que fusão com Honda “não faz sentido”

Prosus compra a Decolar por US$ 1,7 bilhão e empresa sairá da bolsa de Nova York