Mercados

Bovespa segue exterior e abre com perdas

Pesam preocupações e receios dos investidores com a economia doméstica


	Bovespa: às 10h28, o Ibovespa desvalorizava 1,26%, aos 47.631,24 pontos
 (Paulo Fridman/Bloomberg News)

Bovespa: às 10h28, o Ibovespa desvalorizava 1,26%, aos 47.631,24 pontos (Paulo Fridman/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2014 às 10h05.

São Paulo - Em linha com as bolsas internacionais, o Ibovespa começa o dia registrando perdas e abaixo dos 48 mil pontos. Pesam preocupações e receios dos investidores com a economia doméstica, reforçadas nesta quinta-feira, 13, pelos números fracos das vendas no varejo, enquanto no exterior o movimento é de realização após altas recentes.

O mercado também acompanha a apresentação do diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, do Boletim Regional do Banco Central, em Curitiba. A entrevista dada à revista Exame pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, também pesa nos negócios. Além disso, são aguardados indicadores dos Estados Unidos que começam a ser divulgados no final da manhã.

Às 10h28, o Ibovespa desvalorizava 1,26%, aos 47.631,24 pontos. As ações da Petrobrás e Vale operavam em queda. Em NY, no mercado futuro, o Dow Jones caía 0,39%, o S&P 500 perdia 0,46% e Nasdaq em recuava 0,44%. Na Europa, Bolsa de Londres -0,57%; Paris -0,36% e Frankfurt -0,27%.

Tombini disse, em entrevista à Exame, que o BC vai ajustar os instrumentos que possui para trazer inflação para baixo e que o objetivo do BC é sempre de inflação de 4,5%.

Já Hamilton disse nesta quinta-feira, 13, que a continuidade do ciclo de ajuste depende das condições monetárias e que, embora as projeções de inflação em 12 meses estejam elevadas, com tendência de recuo. Ele também avaliou como "modesto" o recuo das vendas no varejo divulgados hoje.

As vendas no varejo caíram 0,2% em dezembro ante novembro de 2013, após nove meses de alta consecutiva. No ano, houve alta de 4,3%, mas ainda assim o pior resultado desde 2003, quando houve queda de 3,7%.

Para o economista-chefe do banco ABC Brasil, Luis Otávio Leal, o resultado do varejo ampliado "vai causar uma revisão razoável no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) e, consequentemente, afetar a expectativa do PIB do quarto trimestre", disse em entrevista à jornalista Maria Regina Silva. )

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Alta dos juros ameaça euforia com ações de IA em Wall Street

Com IA, Cisco já vale mais do que na era das ‘ponto com’

Concorrente do Mounjaro? Nova caneta emagrecedora fez a ação dessa empresa disparar

Berkshire volta à Delta, amplia Alphabet e vende Visa e Amazon