Mercados

Ibovespa: bancos lideram alta, apesar de juro na China

São Paulo - O principal índice das ações brasileiras subia mais de 1 por cento nesta terça-feira, com destaque para as ações de bancos após um impacto inicial da alta do juro na China. Às 12h24, o Ibovespa <.BVSP> tinha alta 1,22 por cento, a 66.160 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1,44 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2011 às 12h36.

São Paulo - O principal índice das ações brasileiras subia mais de 1 por cento nesta terça-feira, com destaque para as ações de bancos após um impacto inicial da alta do juro na China.

Às 12h24, o Ibovespa <.BVSP> tinha alta 1,22 por cento, a 66.160 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1,44 bilhão de reais.

Mais cedo, o banco central da China elevou o juro em 0,25 ponto percentual. Foi a segunda alta em pouco mais de um mês para brecar a crescente inflação no país. Como reflexo da perspectiva de uma menor demanda, o preço das commodities caía 0,16 por cento, segundo o índice Reuters-Jefferies <.CRB>. O movimento, no entanto, era esperado por analistas.

Ações de bancos eram as principais responsáveis pela alta do Ibovespa. Itaú Unibanco subia 3,6 por cento, a xx,xx reais, Banco do Brasil 3,82 por cento, a 29,36 reais, e Bradesco 3,22 por cento, a 30,45 reais.

"Os papéis dos bancos sofreram bastante no começo do ano depois das medidas do Banco Central (do Brasil no combate à inflação)", disse Osmar Camilo, analista da corretora Socopa.

"Não foi um movimento de deterioração de fundamentos, e sim de saída do capital estrangeiro... Acabou abrindo oportunidade para entrada", acrescentou, admitindo que a queda dos juros futuros na BM&FBovespa com os sinais de arrefecimento da inflação local e a expectativa de maior controle dos gastos públicos "pode ter ajudado a chamar a atenção ao setor."

OGX Petróleo também se recuperava após sucessivas quedas, com alta de 1,36 por cento, a 16,37 reais.

Hypermarcas , que teve preço-alvo reduzido pelo Bank of America Merrill Lynch a 28,00 reais, operava em alta de 1,63 por cento, a 18,73 reais. O banco também diminuiu o preço-alvo de BM&FBovespa a 16,00 reais. A ação da bolsa tinha alta a 0,82 por cento, a 11,09 reais.

Entre as ações com maior liquidez, Petrobras PN caía 0,11 por cento, a 27,19 reais, e Vale PN tinha baixa de 0,12 por cento, a 50,26 reais.

Fabio Romero, sócio da Brava Investimentos, avalia no entanto que a alta das ações pode ter vida curta. "Como nosso mercado está muito descolado do norte-americano, hoje pode ter uma correção 'intraday'", disse, avaliando que a tendência predominante ainda é de venda.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

O que está acontecendo com a Intel? Desvalorização de US$ 188 bi, demissões e venda de divisão

Selic: Aposta de alta de 0,5 p.p. perde força após dados fracos do mercado de trabalho dos EUA

4 fatores que podem agravar (ou melhorar) a economia americana, segundo a Gavekal

Banco Daycoval compra BMG seguros em busca de diversificação

Mais na Exame