Exame Logo

Bolsas europeias sobem em dia de maior otimismo

Por Danielle Chaves Londres - As bolsas europeias registram ganhos hoje, em meio à melhora do sentimento dos investidores em relação à zona do euro - que reúne os 17 países que utilizam o euro como moeda. O ministro das Finanças do Japão, Yoshihiko Noda, afirmou que o país planeja comprar mais de 20% dos […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2011 às 08h40.

Por Danielle Chaves

Londres - As bolsas europeias registram ganhos hoje, em meio à melhora do sentimento dos investidores em relação à zona do euro - que reúne os 17 países que utilizam o euro como moeda. O ministro das Finanças do Japão, Yoshihiko Noda, afirmou que o país planeja comprar mais de 20% dos bônus que serão oferecidos pela Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) neste mês.

Veja também

Às 9h20 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres subia 1,18%, a Bolsa de Paris avançava 0,87% e a Bolsa de Frankfurt tinha alta de 0,58%. O índice PSI-20 da Bolsa de Lisboa operava em alta de 1,60%, depois que o ministro de Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou que o país está fazendo tudo o que pode para evitar ter de aceitar ajuda externa. O primeiro-ministro português, José Sócrates, também expressou confiança no futuro do país. "Portugal não vai pedir nenhuma ajuda porque não é necessário", disse.

No entanto, o verdadeiro teste para Portugal serão os leilões desta semana. O país vai vender bônus com vencimento em 2014 e 2020 amanhã, enquanto a Espanha vai realizar leilões de papéis para 2016 na quinta-feira, mesmo dia em que a Itália deve leiloar bônus para 2026. Os resultados das operações darão sinais sobre a gravidade dos problemas de dívida da zona do euro.

Os resultados trimestrais da gigante de alumínio norte-americana Alcoa, anunciados ontem após o fechamento dos mercados em Nova York, também colaboram para o sentimento positivo. A companhia teve lucro líquido de US$ 258 milhões no quarto trimestre de 2010, após o prejuízo de US$ 266 milhões no mesmo período de 2009. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame