Exame Logo

Bolsas europeias caem em meio a temores sobre dívidas

Por Clarissa Mangueira Londres - As bolsas europeias registram desempenho negativo hoje, na medida em que as preocupações com a crise das dívidas soberanas continuam a assolar os mercados, atingindo o euro. No fim de semana, circularam rumores de que a França e a Alemanha estão pressionando Portugal a aceitar um pacote de ajuda financeira […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2011 às 08h30.

Por Clarissa Mangueira

Londres - As bolsas europeias registram desempenho negativo hoje, na medida em que as preocupações com a crise das dívidas soberanas continuam a assolar os mercados, atingindo o euro. No fim de semana, circularam rumores de que a França e a Alemanha estão pressionando Portugal a aceitar um pacote de ajuda financeira da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). O governo português continua a insistir publicamente que não precisa de ajuda, mas os operadores foram lembrados da batalha da Irlanda contra o socorro no fim do ano passado, antes de o país ceder à pressão e aceitar um pacote de 750 bilhões de euros.

Veja também

Portugal esperar conseguir levantar novos recursos em um leilão de até 1,25 bilhão de euros em bônus, previsto para a quarta-feira, enquanto a Espanha e a Itália planejam realizar uma oferta de títulos na quinta-feira. "Os leilões serão indicadores importantes do apetite dos investidores pelas dívidas dos países periféricos da Europa, diante das preocupações amplamente discutidas em torno da capacidade destas nações para financiar seus déficits orçamentários", disse o Rabobank.

Segundo informações de operadores, o Banco Central Europeu (BCE) comprou hoje bônus emitidos por Portugal, Grécia e Irlanda. Às 9h26 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres recuava 0,53%, a Bolsa de Paris cedia 1,41% e a Bolsa de Frankfurt caía 0,77%.

Apesar do início pessimista do pregão, há muitas notícias corporativas para manter o investidor ocupado. As ações da fabricante de material medico hospitalar Smith & Nephew subiam mais cedo em Londres, impulsionadas pelas notícias de que a companhia recebeu uma oferta de compra de 7 bilhões de libras da Johnson & Johnson algumas semanas antes do Natal. Os papéis da dinamarquesa Danisco também subiam, após a DuPont anunciar que planeja pagar US$ 5,8 bilhões em dinheiro para adquirir a fabricante de ingredientes para alimentos.

Em sentido contrário, as ações da British Petroleum (BP) recuavam, depois que a companhia britânica foi forçada, junto com outras produtoras de petróleo, a interromper praticamente toda sua produção no distrito de North Slope, no Alasca, depois que um vazamento fechou ontem o oleoduto Trans Alaska. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame