Mercados

Bolsas dos EUA fecham quase estáveis

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,25 por cento, para 13.124 pontos

A Nasdaq, em Nova York: a bolsa já não é mais a prioridade para os empreendedores (Daniel Barry/Getty Images)

A Nasdaq, em Nova York: a bolsa já não é mais a prioridade para os empreendedores (Daniel Barry/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2012 às 19h23.

Nova York - A ação da Apple atingiu uma nova máxima histórica nesta segunda-feira, amortecendo as perdas do mercado em uma sessão de baixo volume, com investidores já aguardando um importante discurso do chairman do Federal Reserve, banco central norte-americano, Ben Bernanke, na sexta-feira.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,25 por cento, para 13.124 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,05 por cento, para 1.410 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,11 por cento, para 3.073 pontos.

O papel da Apple registrou uma alta recorde de 680,87 dólares no intradia após a fabricante do iPad ganhar 1 bilhão de dólares após vencer um processo de patentes contra a Samsung. A companhia sul-coreana disse que irá recorrer contra o veredito.

A ação da Apple, companhia mais valiosa do mundo, fechou com alta de 1,9 por cento a 676,68 dólares.


As notícias derrubaram as ações do Google, já que o caso pode alterar a dinâmica do mercado de smartphones. Companhias que fazem uso do software Android, desenvolvido pelo Google, podem ter de considerar a possibilidade de realizar mudanças em seu design. O papel do Google recuou 1,4 por cento para 669,22 dólares.

Além desses movimentos notáveis no setor tecnológico, os investidores adotaram uma postura relaxada antes do discurso de Bernanke a membros da autoridade bancária em Jackson Hole, Wyoming, na sexta-feira.

As expectativas são de que o banco central norte-americano implementará algum tipo de medida no mês que vem, mas é provável que Bernanke não sacie a curiosidade dos mercados a respeito do momento em que se iniciará mais uma rodada de compras de bônus.

"O grande incentivo às bolsas de valores baseia-se na crença em que o Fed fará algo, e que Bernanke dirá em breve que está disposto a se comprometer com mais medidas de estímulo. Mas eu não acredito que ele tem uma base de apoio grande o suficiente junto ao Fed para fazê-lo, então deve haver mais correções nos mercados até então", disse o estrategista-chefe de investimentos do Subodh Kumar & Associates, Subodh Kumar.

Dados preliminares mostraram que o volume foi o mais baixo entre pregões regulares neste ano: 4,46 bilhões de ações foram negociadas na New York Stock Exchange, na Nasdaq e na Amex. A média para 2012 é de cerca de 6,6 bilhões.

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado