Mercados

Bolsas de NY fecham no maior nível em 2 anos e meio

Por Gustavo Nicoletta Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em alta, puxados pelas ações do segmento de consumo após o McDonald's anunciar números de venda mais fortes que o previsto referentes ao mês de janeiro. A alta das bolsas ocorreu mesmo após o Banco do Povo da China […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2011 às 19h03.

Por Gustavo Nicoletta

Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em alta, puxados pelas ações do segmento de consumo após o McDonald's anunciar números de venda mais fortes que o previsto referentes ao mês de janeiro. A alta das bolsas ocorreu mesmo após o Banco do Povo da China (PBOC, banco central do país) informar que vai elevar os juros referenciais para depósitos e empréstimos em 0,25 ponto porcentual a partir de quarta-feira.

Em ocasiões anteriores, medidas de aperto monetário na China provocaram receios com o impacto da alta dos juros sobre o crescimento da economia mundial. Hoje, no entanto, o mercado levou a notícia na esportiva, visto que muitos já esperavam esse tipo de ação por parte do governo chinês. "A preocupação se deslocou dos receios com a sustentabilidade da recuperação econômica para a dúvida sobre se a inflação está se tornando um problema e se estamos importando esse problema da China", disse Bill Stone, estrategista-chefe de investimentos do PNC Wealth Management.

O Dow Jones subiu 71,52 pontos, ou 0,59%, para 12.233,15 pontos, o maior nível de fechamento desde 16 de junho de 2008. Entre seus componentes, o McDonald's avançou 2,60% depois de anunciar que suas vendas cresceram 5,3% em janeiro na comparação com igual período do ano passado, superando as expectativas de analistas, que previam alta de 3,1%.

O Nasdaq teve ganho de 13,06 pontos, ou 0,47%, para 2.797,05 pontos, fechamento mais alto desde 6 de novembro de 2007. O S&P 500 subiu 5,52 pontos, ou 0,42%, para 1.324,57 pontos, maior nível de fechamento desde 19 de junho de 2008. Entre os componentes do índice, a Urban Outfitters avançou 5,55% após o Citigroup elevar a recomendação das ações da companhia para "manter", de "vender".

Entre as empresas que divulgaram balanço hoje, a NYSE Euronext encerrou em alta de 1,04% após anunciar que seu lucro do quarto trimestre encolheu 20% na comparação com igual período do ano passado, pressionado pela apreciação do dólar em relação ao euro e pelo baixo volume de negócios nos EUA e na Europa.

A Disney, que subiu 0,59% no pregão regular, anunciou após o fechamento do mercado que seu lucro do quarto trimestre cresceu 54%, superando as estimativas de analistas. No after hours, os papéis da companhia avançavam 3,62%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

WeWork é (novamente) alvo de ação de despejo em imóvel na Faria Lima

Juros em alta, bolsa também? Por que o ciclo de alta da Selic pode impulsionar as ações

Ibovespa a 165 mil pontos? Itaú BBA aumenta aposta em Brasil e eleva projeção para bolsa

Apesar de PIB acima do esperado, Ibovespa fecha em queda pressionado por commodities

Mais na Exame