Exame Logo

Bolsas de NY fecham em alta com dado sobre emprego

Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em alta, impulsionados pelo declínio nos preços do petróleo e por dados que mostraram uma queda inesperada no número de norte-americanos que entraram com pedido de auxílio-desemprego. O índice Dow Jones subiu 191,40 pontos, ou 1,59%, para 12.258,20 pontos, puxado pelos […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2011 às 19h34.

Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em alta, impulsionados pelo declínio nos preços do petróleo e por dados que mostraram uma queda inesperada no número de norte-americanos que entraram com pedido de auxílio-desemprego.

O índice Dow Jones subiu 191,40 pontos, ou 1,59%, para 12.258,20 pontos, puxado pelos ganhos da American Express (+2,98%), Dupont (+2,81%) e Caterpillar (+3,25%). O Nasdaq avançou 50,67 pontos, ou 1,84%, para 2.798,74 pontos. O S&P 500 fechou em alta de 22,53 pontos, ou 1,72%, para 1.330,97 pontos. Os ganhos registrados hoje pelo Dow Jones e pelo S&P 500 foram os mais acentuados em uma única sessão desde dezembro do ano passado.

Veja também

Dados do Departamento do Trabalho dos EUA divulgados hoje mostraram que o número norte-americanos que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego na semana passada caiu 20 mil, para 368 mil, o menor nível desde maio de 2008. Analistas consultados pela Dow Jones previam um aumento de 9 mil no número de solicitações.

O indicador foi considerado particularmente positivo porque antecede o relatório mensal do governo dos EUA a respeito do mercado de trabalho no país (payroll). Ontem, uma pesquisa da ADP/Macroeconomic Advisers mostrou que houve um ganho líquido de 217 mil empregos no setor privado norte-americano em fevereiro.

"O mercado de trabalho dos EUA está decididamente se recuperando, e não apenas em relação aos pedidos de auxílio-desemprego", disse Jim O'Sullivan, economista-chefe na MF Global. "É provavelmente uma questão de tempo até que a retomada seja mais aparente nos dados do payroll", comentou.

O recuo nos preços do petróleo para perto de US$ 100 também acalmou alguns investidores. O mercado aparentemente acredita que os acontecimentos na Líbia não culminarão na escassez da commodity, segundo Joseph Greco, diretor-gerente da Meridian Equity Partners. "Isso deu mais munição para as pessoas voltarem às ações".

Os papéis de redes varejistas estavam entre os destaques da sessão, após dados mostrarem que as vendas dessas empresas tiveram aumento combinado de 4,2% em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Analistas ouvidos pela Thomson Reuters previam alta de 3,6%. As ações da Saks subiram 3,84%, as da Nordstrom avançaram 0,93% e as da Zumiez tiveram ganho de 5,47%.

A US Airways fechou em alta de 6,3% depois de anunciar um aumento de 4,89% no tráfego em fevereiro, na comparação com igual período de 2010. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame