Mercados

Bolsas de Nova York fazem meia-volta e fecham com ganho

O índice Dow Jones subiu 23,61 pontos, ou 0,18%, para 13.005,12 pontos e passou a ficar apenas 8,2% abaixo de sua máxima histórica

Dow Jones e outros índices na bolsa de Nova York, a NYSE (Spencer Platt/Getty Images)

Dow Jones e outros índices na bolsa de Nova York, a NYSE (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2012 às 23h58.

Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em alta, com o Dow Jones encerrando o pregão acima de 13 mil pontos pela primeira vez desde maio de 2008 depois de algumas tentativas frustradas nas sessões anteriores.

As bolsas começaram o dia em baixa, pressionadas por indicadores mistos sobre a economia norte-americana. As encomendas de bens duráveis encolheram 4,0% em janeiro ante dezembro - retração muito maior do que a prevista por economistas, de 1,1% - e o índice S&P/Case-Shiller sobre os preços das moradias no país caiu 4,0% em dezembro na comparação com igual mês de 2010.

Apesar disso, a atividade industrial na região do Federal Reserve de Richmond aumentou em fevereiro ante janeiro e a confiança do consumidor dos EUA medida pelo Conference Board atingiu o maior nível desde fevereiro de 2011.

Ao longo da sessão, os investidores decidiram dar mais atenção aos indicadores positivos. "As pessoas que tem muito dinheiro e estão fora do mercado começaram a dizer: alguns desses dados macroeconômicos estão muito bons", disse Anthony Conroy, chefe de operações com ações no Convergex Group.

Segundo Bruce Bittles, estrategista-chefe de investimentos da Robert W. Baird, os investidores não sabem o que fazer com o dinheiro que receberiam se vendessem ações e acham que, se a economia piorar de novo, o Federal Reserve vai injetar dinheiro no sistema financeiro pela terceira vez com mais uma rodada de compras de bônus. "No momento, temos o melhor dos dois mundos. Se a economia estiver ruim, é bom. Se estiver melhorando, também", acrescentou.

O índice Dow Jones subiu 23,61 pontos, ou 0,18%, para 13.005,12 pontos e passou a ficar apenas 8,2% abaixo de sua máxima histórica. O Nasdaq avançou 20,60 pontos, ou 0,69%, para 2.986,76 pontos, enquanto o S&P 500 teve ganho de 4,59 pontos, ou 0,34%, para 1.372,18 pontos.

Entre os destaques da sessão, a ação da Apple fechou em alta de 1,84%, a US$ 535,41, depois de a companhia convidar a imprensa para o lançamento da nova versão de seu dispositivo tablet, o iPad, em 7 de março. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Chanel compra fatia da MB&F e aumenta aposta em relógios

“Chegou a hora de ajustar a política monetária”, afirma Powell em Jackson Hole

Ibovespa fecha em alta com reação positiva do mercado ao discurso de Powell

A corrida do ouro: o que explica a alta do metal?

Mais na Exame