Mercados

Bolsas da Ásia se recuperam e fecham em alta

A baixa nos preços do petróleo e os fatores internos de cada país influenciaram os investidores da região

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2012 às 08h15.

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos fechou em alta. A baixa nos preços do petróleo e os fatores internos de cada país influenciaram os investidores da região. A Bolsa de Taipé, em Taiwan, seguiu fechada em virtude de feriado.

A Bolsa de Hong Kong encerrou em forte alta, seguindo os ganhos nos mercados regionais. Dados otimistas sobre a economia dos EUA e a queda nos preços do petróleo ajudaram o sentimento dos investidores. O índice Hang Seng ganhou 350,87 pontos, ou 1,65%, e encerrou aos 21.568,73 pontos.

Já a Bolsa de Xangai, na China, apresentou o sétimo pregão consecutivo de ganhos - acumula alta de 12% desde o início do ano. Os bancos lideraram o avanço, com a esperança de melhorarem a qualidade de seus ativos, após a notícia de que Pequim abrandou sua linha de financiamento de veículos governamentais. O índice Xangai Composto subiu 0,2% e terminou aos 2.451,86 pontos, no maior fechamento desde 17 de novembro.

O iuane subiu ante o dólar à tarde com a condução, pelo banco central chinês, por meio da taxa diária de referência, ter se sobreposto à forte demanda da divisa americana por corporações. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,2990 iuanes, de 6,3019 iuanes ontem. A taxa de paridade central dólar-iuane foi fixada em 6,2961 iuanes, de 6,2985 iuanes na véspera, seguindo a desvalorização da divisa dos EUA frente o iene à noite.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em alta, impulsionada pelas ações de fabricantes de chips locais - que ganharam terreno após a notícia de que a japonesa Elpida Memory entrou com pedido de recuperação judicial (concordata). O índice Kospi teve alta de 0,63% e encerrou aos 2.003,69 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney encerrou o dia praticamente estável, com notícias corporativas domésticas sem um rumo definido. O índice S&P/ASX 200 retrocedeu apenas 0,11% e fechou aos 4.262,74 pontos.

Em Manila, a Bolsa das Filipinas fechou em alta, encerrando três pregões seguidos de perdas. Os investidores se reposicionaram em busca de determinadas blue chips. O índice PSE subiu 0,4% e encerrou aos 4.820,43 pontos, com pesado volume de negociações.

A Bolsa de Cingapura terminou em alta, em linha com os demais mercados asiáticos, com o sentimento impulsionado pelos dados econômicos favoráveis dos EUA e retração dos preços do petróleo. O índice Straits Times subiu 0,8% e fechou aos 2.969,73 pontos.


O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, avançou 1,1% e fechou aos 3.903,56 pontos, seguindo os demais mercados da região.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,86% e fechou aos 1.144,75 pontos.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,2% e fechou aos 1.556,73 pontos, pressionado por baixa no Petronas Chemicals Group e vendas de papeis de construtoras. As informações são da Dow Jones

Mais de Mercados

Mercado de trabalho aquecido é um desafio para inflação, diz Campos Neto

Calotes, recuperação judicial, despejos e saída do fundador: entenda a crise da WeWork

Chanel compra fatia da MB&F e aumenta aposta em relógios

“Chegou a hora de ajustar a política monetária”, afirma Powell em Jackson Hole

Mais na Exame