Exame Logo

Bolsas da Ásia iniciam semana em elevação

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram bons resultados nesta segunda-feira. A alta em Wall Street, a presença de investidores em busca de ofertas de ocasião e a perspectiva de bons números da economia chinesa estimularam as bolsas da região. A Bolsa de Hong Kong fechou […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2011 às 07h09.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram bons resultados nesta segunda-feira. A alta em Wall Street, a presença de investidores em busca de ofertas de ocasião e a perspectiva de bons números da economia chinesa estimularam as bolsas da região.

Veja também

A Bolsa de Hong Kong fechou em alta com a presença dos caçadores de ofertas, que emergiram após o índice deslizar 4,5% na semana passada. O índice Hang Seng ganhou 292,14 pontos, ou 1,3%, e encerrou aos 23.121,06 pontos.

As Bolsas da China apresentaram o maior fechamento em quase dois meses, com rumores de que uma inflação de janeiro menor do que o esperado irá aliviar as preocupações sobre medidas de aperto monetário no curto prazo. O índice Xangai Composto avançou 2,5% e terminou aos 2.899,13 pontos, o maior nível desde 21 de dezembro. O índice Shenzhen Composto ganhou 2,3%, terminando aos 1.262,11 pontos.

O yuan caiu ante o dólar por causa da alta da taxa de paridade central dólar-yuan e a redução das expectativas de um rápido ganho na moeda chinesa depois de o superávit comercial do país reduzir-se em janeiro. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,5966 yuans, de 6,5919 yuans do fechamento de sexta-feira. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,5985 yuans, de 6,5952 yuans sexta-feira.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou o dia em alta, com a atuação de caçadores de pechinchas após a queda de 5,86% durante a semana passada. O índice Taiwan Weighted avançou 0,88% e fechou aos 8.685,47 pontos.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul subiu 1,9% e encerrou aos 2.014,59 pontos, seguindo os ganhos das bolsas chinesas e apoiado nas compras de estrangeiros.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, registrou a maior alta das últimas quatro semanas, com o índice S&P/ASX 200 encerrando com elevação de 1,1%, fechando aos 4.935,8 pontos, com a melhora do apetite por risco que se seguiu à renúncia do presidente egípcio Hosni Mubarak.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou positiva e em recuperação técnica, após o declínio substancial do mercado nas últimas sessões. O índice PSE avançou 1,27% e fechou aos 3.796,73 pontos.

A Bolsa de Cingapura fechou em alta seguindo as demais bolsas regionais e recuperando-se após cinco dias de baixas na semana passada devido a busca de papeis baratos e pelas notícias positivas no Egito. O índice Straits Times subiu 0,9% e fechou aos 3.104,42 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, ganhou 0,7% e fechou aos 3,416,76 pontos, marcando o segundo dia consecutivo em território positivo, com o crescente apetite pelo risco seguindo a renúncia do presidente egípcio.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, avançou 1,8% e fechou aos 967,07 pontos, seguindo as altas nas demais bolsas regionais também devido à renúncia do presidente egípcio.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,7% e fechou aos 1.505,33 pontos, recuperando-se de três sessões seguidas de declínios, depois que o sentimento nos mercados regionais deu um impulso seguindo a renúncia do presidente egípcio, Hosni Mubarak. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame