Mercados

Bolsas da Ásia caem por Grécia e desaceleração da economia

Os investidores mostraram mais aversão ao risco diante de maior incerteza sobre o resgate da Grécia

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2012 às 08h01.

Tóquio - As bolsas de valores da Ásia caíram pelo terceiro dia consecutivo nesta quarta-feira, quando os investidores mostraram mais aversão ao risco diante de maior incerteza sobre o resgate da Grécia e crescentes preocupações sobre a desaceleração da economia global minimizando o quadro de ampla liquidez.

Os três maiores índices acionários dos Estados Unidos tiveram na terça-feira a maior queda diária neste ano, e o índice de volatilidade VIX -da Bolsa de Chicago- subiu, refletindo um apetite em queda por ativos de maior risco.

As moedas de países que dependem muito da exportação de commodities cederam, e o dólar australiano caiu pela segunda vez seguida na Ásia para o menor nível em seis semanas. Números mostraram que a economia do país cresceu no frustrante ritmo de 0,4 por cento no último trimestre e também abalaram a confiança.

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,8 por cento às 7h34 (horário de Brasília), liderado pelo setor de matérias-primas e pelas ações australianas, que desceram aos níveis mais baixos em sete semanas diante da preocupação de que o desaquecimento da economia global afete a demanda por commodities.

O índice japonês Nikkei fechou em queda de 0,64 por cento depois de cair mais de 1 por cento, no menor nível em duas semanas.

"O mercado está enfrentando pressões de realização de lucro, depois que os preços subiram bem mais forte do que muitos tinham antecipado para este ano", disse Takao Hattori, estrategista sênior de investimento no Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities, em Tóquio.

A bolsa de Seul encerrou em baixa de 0,91 por cento, o mercado recuou 0,86 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan caiu 0,44 por cento. O índice referencial de Xangai perdeu 0,65 por cento, Cingapura retrocedeu 0,64 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 1,45 por cento.

Mais de Mercados

"Não faz sentido correr risco com esse nível de juros", diz maior fundo de pensão do Nordeste

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Mais na Exame